33.9 C
Orlando
terça-feira, julho 23, 2024

FDA aprova pílula antiviral da Pfizer contra Covid-19

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) concedeu aprovação total, nesta quinta-feira (25), para o tratamento antiviral oral contra Covid-19 Paxlovid, da Pfizer, para adultos com alto risco de progressão para doença grave.

A aprovação da pílula, inicialmente autorizada no final de 2021 para uso emergencial no país, dará aos médicos mais flexibilidade para prescrevê-la a adultos com sintomas graves de Covid-19 no país.

O remédio consiste em dois medicamentos antivirais em conjunto: o nirmatrelvir e o ritonavir, que quando combinados bloqueiam uma enzima que o vírus da Covid-19 precisa para se replicar no corpo.

“A aprovação de hoje demonstra que o Paxlovid atendeu aos rigorosos padrões de segurança e eficácia da agência e que continua sendo uma importante opção de tratamento para pessoas com alto risco de progressão para Covid-19 grave”, disse Patrizia Cavazzonii, da FDA, em comunicado.

As preocupações surgiram após vários relatos sobre a volta dos sintomas após o tratamento com o medicamento, inclusive em pacientes importantes, como o presidente norte-americano, Joe Biden, e o infectologista Anthony Fauci.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do Paxlovid em março de 2022. Já em novembro do mesmo ano, a agência aprovou a venda do remédio em farmácias. (com informações Reuters)

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »