Para todo problema, uma solução!!!

0
304

Os problemas climáticos globais fazem com que o ser humano use toda a sua criatividade e tecnologia na busca por soluções para a geração de energia de fontes renováveis – e a fonte mais promissora e primária é o sol.
Hoje já temos painéis solares para a geração fotovoltaica, mas o nicho que mais cresce é o do aquecimento de água e outros líquidos, visando à geração de vapor e consequentemente a de energia.
Outro nicho de mercado é a reciclagem de materiais orgânicos agrícolas. No Brasil a Embrapa, que sempre foi pioneira e até mesmo visionária na pesquisa do ramo, está desenvolvendo uma tecnologia que utiliza resíduos de uma fábrica de suco de manga, que tem como maior resíduo o caroço da manga. Imaginem a quantidade de caroços de manga que “sobram” da produção! Pois bem, esse resíduo está sendo transformado em biocombustível e em polímeros que servem de base para a produção de “plástico” biodegradável.
A geração de biogás, também usando o resíduo agrícola, é alternativa barata que, além de poupar o uso de combustíveis fósseis, impedem que esses mesmos resíduos se degradem de formas que possam ser nocivas ao meio ambiente.
A capacidade do homem de se mover e resolver os problemas climáticos e de produzir alternativas aos combustíveis fósseis é a maior arma que temos para sobreviver no único planeta viável que conhecemos até hoje.
A sinergia de esforços deve ser no sentido de ações compartilhadas e complementares, localmente, aproveitando a aptidão de cada localidade, tanto no quesito de produção quanto no de utilização das soluções.
As condições técnicas o homem tem; as que faltam, temos inteligência para pesquisar. O que se precisa é de conscientização de que podemos minimizar em muito o impacto por nós impresso no meio ambiente. Muitas vezes, ao regularmos o “dimmer” do nosso ar-condicionado em 2 graus, pode nos ajudar não só o planeta, como também o nosso bolso. Pensem em uma pequena solução e multipliquem a ideia!