EUA endurecem regras para concessão de asilo

0
62

Entraram em vigor as novas medidas adotadas pelo governo dos Estados Unidos visando dificultar o ingresso de imigrantes. Pelas novas regras, o governo norte-americano não concederá asilo aos imigrantes que não o solicitarem antes em um “terceiro país seguro”, em uma nova tentativa de reduzir o fluxo migratório na fronteira com o México, procedente principalmente da América Central.

Dessa forma, um estrangeiro que chegar aos EUA pela fronteira sul terá que apresentar um pedido de proteção a algum país pelo qual tenha passado antes de chegar ao território americano. Um exemplo: um hondurenho que deixar seu país e transitar pela Guatemala e México antes de chegar à fronteira terá que apresentar um pedido para pelo menos um desses países antes de solicitar o benefício nos EUA.

A legislação americana permite aos solicitantes de asilo que façam o pedido ao chegar à fronteira, sem levar em conta sua rota, mas conta com uma exceção para aqueles que o fazem através um terceiro país considerado “seguro”. (Reprodução Agência Brasil)