22.2 C
Orlando
segunda-feira, outubro 27, 2025

Especialista explica se é eficaz usar máscara se você for o único no ambiente

A obrigatoriedade do uso de máscaras adotadas nos Estados Unidos em aviões e outros meios de transporte de massa não estão mais em vigor após a decisão de um juiz federal da Flórida que derrubou a exigência. Alguns viajantes elogiaram a decisão, mas outros decidiram manter suas máscaras.

Os equipamentos oferecem a maior proteção contra a propagação de partículas portadoras de vírus no ar quando todos as usam. Mas uma pesquisa sugere que as máscaras podem proteger o usuário sozinho, agindo como uma barreira entre as partículas e o nariz e a boca.

Quando uma pessoa está usando máscaras e outras não, isso é chamado de proteção unidirecional.

“O nível de eficácia com proteção unidirecional depende em grande parte de dois fatores: quão bem sua máscara se encaixa e com que eficácia o material da máscara filtra partículas que podem transportar vírus. Máscaras como N95s e KN95s geralmente são mais protetoras do que máscaras cirúrgicas ou de pano máscaras porque podem fazer uma vedação mais apertada contra o seu rosto. E as máscaras cirúrgicas tendem a fazer um trabalho melhor na filtragem do que as máscaras de pano para um ajuste semelhante”, disse Chris Cappa, professor de engenharia civil e ambiental da Universidade da Califórnia, Davis, que estuda partículas de aerossol e máscaras..

“No entanto, máscaras diferentes se encaixam melhor ou pior em rostos diferentes, e por isso é importante encontrar uma que se encaixe bem em você. Por exemplo, você pode ajustar os ganchos de orelha para que a máscara se encaixe mais firmemente”, disse ele.

“A máscara fica melhor à medida que há melhor ajuste. Uma N95 bem ajustada pode reduzir a quantidade de partículas potencialmente infecciosas que você inala em mais de 20 vezes.”

Mesmo que todos ao seu redor estejam sem máscara, Cappa observou que usar uma máscara N95 bem ajustada pode reduzir a quantidade de partículas infecciosas que você pode respirar.

Máscaras de pano, que foram incentivadas no início da pandemia, enquanto outros equipamentos de proteção eram escassos, podem filtrar grandes gotículas.

As máscaras N95 aprovadas pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA podem filtrar pelo menos 95% das partículas no ar quando usadas adequadamente, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). As máscaras cirúrgicas ou descartáveis ​​são cerca de 5% a 10% menos eficazes do que a N95.

Um estudo do CDC publicado em fevereiro descobriu que as pessoas que relataram sempre usar uma máscara em ambientes fechados quando em público eram menos propensas a testar positivo para Covid-19 do que as pessoas que não usavam máscaras entre fevereiro e dezembro de 2021.

Entre mais de 500 pessoas que relataram o tipo de máscara que usam, a ação “reduziu as chances de testar positivo” para Covid-19 em 56% entre aqueles que usavam máscaras de pano, 66% entre aqueles que usavam máscaras cirúrgicas e 83% entre aqueles que usavam N95 ou KN95, em comparação com pessoas que não usavam máscara, de acordo com o CDC. (com informações CNN)

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »