Envelhecimento da população

0
193

Com cada vez mais idosos nos Estados Unidos e no Brasil, é preciso se preparar para as novas demandas

O Brasil já foi chamado de o “país do futuro”, pois grande parte da população era jovem. Os Estados Unidos são considerados a “terra das oportunidades”, especialmente para os jovens que querem vencer na vida. Mas, nas últimas décadas, dados levantados pelo censo comprovam que a população desses dois países está envelhecendo.

Crescimento populacional de idosos cria novas demandas

Há muitas gerações, tornou-se comum, em boa parte dos Estados Unidos, idosos irem para uma casa de repouso, onde podem receber cuidados e atenção que seriam impossíveis de ser obtidos quando os filhos moram longe ou trabalham o dia todo. No Brasil essa prática também existe, mas com menos intensidade. É muito comum o idoso morar com um filho, parente ou até mesmo sozinho.

Nos Estados Unidos existem cidades preparadas para atender às necessidades das pessoas da terceira idade.

Nos últimos anos, com o crescimento populacional de idosos, novas ações vêm sendo criadas, principalmente nos Estados Unidos, para que essa faixa da população possa aproveitar plenamente o seu dia a dia. Já existem cidades e verdadeiros condomínios preparados para atender às necessidades das pessoas que estão na terceira idade, como é o caso do The Villages, na Flórida, onde há mais carros de golfe do que veículos convencionais para que os idosos possam se deslocar. A cidade, criada em 1972, é, de acordo com o censo, a área metropolitana com maior expansão populacional do país. Os moradores têm diversas formas de passar o tempo, praticando esportes ao ar livre, indo a restaurantes, shows, clubes de dança, etc. Mas, para ser um morador do The Villages, é preciso ter mais de 55 anos e uma boa renda mensal, uma vez que a cidade é um verdadeiro oásis no qual, além de conforto e beleza, reina a paz.