Entrevista com o Dr. Alejandro Jaramillo

0
499

Vindo de um país com algumas das mulheres mais bonitas do planeta e que já produziu duas vencedoras do concurso de Miss Universo seria comum pensar que o cirurgião plástico Luis Alejandro Jaramillo começou a sua carreira pensando somente em trabalhar com beldades. Entretanto, o médico colombiano iniciou como cirurgião geral, atendendo em unidades de emergência e fazendo operações de pacientes com câncer em seu país.
Mesmo nas cirurgias estéticas, Dr. Jaramillo levou um tempo até começar a fazer implantes de seios ou intervenções para corrigir as pequenas imperfeições. Antes disso, ele cuidou, ainda, de muitos casos de crianças nascidas com lábios leporinos, garantindo uma vida melhor aos jovens.

Sempre em busca de aperfeiçoamento, Dr. Alejandro Jaramillo veio para os Estados Unidos: “primeiro eu fui para o Texas, realizar uma residência em cirurgia geral, na prestigiada Escola de Medicina da University of Texas, em San Antonio. Depois, completei a residência em cirurgia plástica e estética em uma das melhores instituições de ensino americanas, a Medical College of Wisconsin”.

Facebrasil – Hoje você trabalha com cirurgias estéticas. Aqui em Orlando, além de americanos, você encontra muitos brasileiros, que formam o segundo maior mercado do mundo nesse setor…

Dr. Luis Alejandro Jaramillo – Acho que isso é cultural do brasileiro. Na verdade, brasileiros e colombianos têm isso em comum. E isso é uma coisa boa. A aparência é o reflexo de como você se sente.

FBR – E você começa a focar o seu trabalho para o mercado brasileiro. Seu objetivo é cuidar do brasileiro que mora aqui ou que vem visitar em busca do tratamento?

L.A.J. – Eu acho que ambos. Na verdade, nós sabemos que há excelentes cirurgiões plásticos no Brasil, na Colômbia e aqui, mas, muitas vezes, os pacientes viajam para outros países, para realizarem uma cirurgia que parece mais barata, mas esquecem que isso pode demandar outros cuidados ou ter a necessidade de um acesso mais fácil em casos de dúvidas. Até mesmo alguma coisa que dê errado e eles tenham que viajar de volta, para poder fazer a correção.
Algumas pessoas até dizem “Ah! Mas aqui é mais caro!”, mas eu não acho que o preço seja tão diferente assim, ainda mais se você levar em consideração todos os detalhes que envolvem uma cirurgia como essa.
Uma grande parte do sucesso de uma cirurgia plástica é o que você faz depois da operação
Outro fator é que aqui as leis são muito mais rigorosas. Muitas próteses encontradas no Brasil, na Colômbia e na República Dominicana, por exemplo, são proibidas aqui nos Estados Unidos, por serem consideradas de qualidade inferior.

FBR – E você acha que o fato de ser um médico latino te aproxima de um público específico?

L.A.J. – Acho que sim. Os médicos americanos são ótimos, mas são muito diretos e, muitas vezes, frios. Os latinos, como nós colombianos e brasileiros, estão acostumados com um tipo de médico diferente. Nós buscamos médicos que nos escutem, que entendam exatamente o que nós queremos. Nós queremos construir um relacionamento mais estreito, de confiança, entre médico e paciente.

FBR – E que tipos de tratamentos você oferece aqui na sua clínica?

L.A.J. – Nós oferecemos muitas coisas. Desde procedimentos não-invasivos, como Botox, preenchimentos, peeling e produtos para cuidados com a pele; até cirurgias cosméticas, que incluem rinoplastia, lipoaspiração, lifting facial, pálpebras.
Também faço cirurgias de seios. Aliás, eu faço implantes de próteses de silicone nos seios, mas vai muito além disso. Muitas vezes, o que a paciente precisa é de uma redução, que pode causar até problemas de coluna. Outro procedimento importante é a reconstrução das mamas, que pode ser com próteses de silicone ou com o tecido da própria paciente, que passa por um tratamento de câncer e que acaba resultando na retirada do seio.
Outro procedimento que faço é a cirurgia de reconstrução facial, muitas vezes por causa de lesões provocadas por acidentes ou câncer.
Só não faço, ainda, aquele bumbum das brasileiras.

FBR – E você ainda tem sua própria linha de produtos para a pele, certo?

L.A.J. – Sim. Nossos produtos são todos feitos na Colômbia, com ingredientes naturais. São cremes para reduzir as rugas, sabonetes para manter a pele hidratada, antioxidantes que ajudam a neutralizar os efeitos dos poluentes que afetam nossa pele, produtos para combater o envelhecimento da pele e até para o tratamento de acne.
Toda a nossa linha pode ser adquirida pela Internet, pelo site www.naturalskinsol.com, sem qualquer dificuldade.

FBR – Voltando a falar das cirurgias, muitos procedimentos são cobertos pelos planos de saúde?

L.A.J – Sim. Nós trabalhamos com os principais planos de saúde disponíveis no mercado americano. Mas, além disso, nós temos um financiamento, através do sistema de “care credit”, que torna o tratamento muito mais acessível aos pacientes.

A clínica do Dr. Luis Alejandro Jaramillo fica em:
14050 Town Loop Blvd., Ste 204 Orlando, FL – 32837
Telefone: 407 251-8800

Por Aline Ramos e Fernando Andrade