Em busca da sustentabilidade

0
258

A sustentabilidade é muito mais do que o simples fato de dizer “sou ecologicamente correto, prego a sustentabilidade”. A verdade é que o assunto não tem fim. Os passos necessários para atingi-la são muitos e começam com educação, consciência social, considerações tecnológicas, econômicas e ambientais.

É praticamente impossível criar uma consciência ecológica sem educação. É o pilar da cidadania e, como tal, precede a todos os outros, porque, antes de você deixar um planeta para as futuras gerações, você tem de viver nele – e para isso, aprender a conviver é imprescindível.

A consciência social é o segundo passo, pois o ser sustentável quer preservar o ambiente não só para ele como também para o seu semelhante, e, se a vida de todos for mais agradável, é melhor, pois diferenças muito bruscas na qualidade de vida geram pressões. E essas pressões, acredite, consomem mais recursos naturais.

No quesito das considerações tecnológicas, as novidades que visam preservar recursos são cada dia mais difundidas e abrangentes: lâmpadas de LED substituem, com louvor, suas “avós incandescentes” e suas “tias fluorescentes”; aquecedores de água usam a luz do sol; materiais recicláveis são utilizados para geração de energia.

No campo econômico, o exemplo acima serve para expressar as vantagens das substituições por tecnologias modernas, porém, o custo elevado das novas tecnologias ainda é um gargalo a ser enfrentado por fabricantes, governos e consumidores.

Com relação às considerações ambientais, ser ambientalista não quer dizer que você tem de sair por aí fazendo passeata ou plantando árvores por todo lado. Na verdade, é resultante das boas ou más ações que você praticou na sua caminhada em busca da sustentabilidade.

Quando você olhar para trás verá a sua pegada ecológica. Você poderá ter contribuído positiva ou negativamente, mas as suas ações positivas em busca da sustentabilidade deixarão em você uma sensação de dever cumprido. Se você ainda conseguir adesões nessa sua caminhada, vai ser muito mais enriquecedor, porque, caminhando acompanhado e multiplicando seus conhecimentos e ações, você certamente estará com um belo sorriso no rosto.