por Marco Alevato
Nos dias de hoje, é muito difícil identificar a mentira dentro da verdade. De certa forma, a verdade se tornou relativa a quem a descobre ou tem acesso. Uma verdade para um pode ser mentira para outro se assim for do interesse ou do entendimento deste. As informações são transmitidas na velocidade das notícias imediatas, pelos diversos meios de comunicação instantâneos como telefones inteligentes que se encontram na mão das pessoas que de alguma forma gostariam de apresentar um jornal ou ser um correspondente de notícias para um grande veículo de notícias.
Hoje, com a velocidade dos telefones, o acesso imediato a uma máquina fotográfica de qualidade, a possibilidade de divulgação e viralização das histórias e de estórias, tudo fica mais complicado.
Muitas vezes uma gota de um fato nem sempre representa o que ocorreu. Em tese todos viramos uma espécie de criador de verdades do mundo atual, mas isso está cada vez mais confuso, porque definir verdade é como definir o bonito. A mentira é frequente na sociedade, porque, em muitos dos casos, até o silêncio pode ser uma forma de modificar a verdade ou a mentira. Existe também a figura de mentir por necessidade, mentir para ajudar, mentir por tantas razões. Quanto mais mentimos, mais distantes da verdade estaremos. Até piada bem contada vira verdade. O que está acontecendo é também uma falta de ética, mas a ética é irmã gêmea da verdade.
Uma mostra desse momento são as câmeras corporais dos policiais para mostrar o que realmente ocorreu, em contrapartida a uma verdade editada; outra coisa é essa tal de edição, um perigo; com poucos recursos técnicos eu posso estar em uma foto na segunda guerra.
Na atualidade, um termo muito ouvido e usado é “fake news”. Tratamos de forma romântica desse assunto da capa na Facebrasil deste mês tratamos das diversas formas de verdade. Para nós, da equipe, foi muito oportuna essa matéria, uma vez que estamos hoje cercados de mídias que utilizam números absolutamente falsos, mídias que não existem, mídias de cartão de visita. São rádios, TVs, blogs, páginas de Facebook e tantas outras que se dizem presentes em diversas praças, distribuídas no Brasil e em outros centros, mas na verdade os sistemas de busca e de auditoria não reconhecem essas verdades. Mas eles têm programa, show, etc. O triste é que tem uma tal de matemática e uma outra tal de estatística, que, por serem exatas, não permitem muitas verdades. Mas até se você perguntar para o mentiroso, ele vai dizer que a tendência e as curvas de variação indicam outra verdade.
Falar a verdade é tão simples e fácil, mas tem consequências geralmente maiores que uma mentirinha. A tal da causa e efeito. Graças a Deus, a Facebrasil é de verdade, e neste mês está sensacional, como nos últimos 70 meses. Em nossa coluna de bem-estar, falamos dos alimentos que naturalmente têm ação de clarear os dentes; na nossa coluna de saúde, a Lilian Alevato fala da tal TPM; falamos do limite para o humor; e o prof. Rodrigo Padilha mostra os sete passos para o sucesso.
E tudo de verdade, o que importa é ser feliz de verdade.27



