Edição 83 Revista Facebrasil – por Marco Alevato

0
396

Ética e comportamento

Mais uma linda edição da Facebrasil, a revista que sempre se renova para se manter dentro de um conceito coerente e ético. A verdade é que a lição ensinada nem sempre é a lição aprendida. A convivência por dias ou anos não muda a essência das pessoas. Quando escrevemos a Facebrasil, tentamos passar um pouco do que acreditamos e do que queremos acreditar.

A Facebrasil é uma revista escrita por imigrantes, definida por imigrantes e dirigida para os imigrantes. Em praticamente dez anos de publicação, já convivi com muitos colaboradores brasileiros, colombianos, venezuelanos, e o que posso dizer é que, na sua grande maioria, o imigrante é um ser complexo, cheio de dúvidas e com um comportamento de sobrevivência que, muitas vezes, não observa a ética.

Já convivi com roubo de informação, transferência de tecnologia, compilação de projeto. Mas, ao contrário do que possa parecer, nós da Facebrasil raiz não ligamos muito. Observamos uma sacada que nos foi ensinada por outro Marco Aurelius, mais de 2.000 anos atrás: “Esperar que uma pessoa má não faça uma maldade é loucura”. E outro dito popular: “Cada um dá o que tem de melhor”.

Isso faz com que cada vez mais a gente endureça em nossas concepções e ações. Mas o melhor é que, a cada ação praticada, entendemos que a vida é cheia de facetas e de ações que, se narradas em um livro de contos ou em uma novela na televisão, seriam praticadas pelos personagens antagonistas.

Não é necessário ser assim. São tantas as opções que existem no mercado, são tantas as possibilidades, mas, como diz outro ditado, “para o preguiçoso, até aqui é longe”. Se formos nessa direção, entretanto, começaremos a duvidar de tudo. Imagine quantas mudanças desde que os primeiros escribas descreveram as relações humanas. Aí, nesse momento, o que se faz para ajudar, sempre de forma humanitária e também de compartilhar, se perde. Talvez isso determine a dureza e a falta de complacência.

Mas seguimos em frente, nesse nosso mundo imigrante, tentando fazer com que as mentes se ajustem à nova realidade. No qual levar vantagem em tudo deixe de ser a meta ao acordar, no qual se jogar no chão para parar o jogo seja punido pela expulsão do campo, no qual a traição, bem, essa que cada um carregue a sua própria culpa.

A Facebrasil 83 está com matérias interessantes, assuntos bem trabalhados e escolhidos com o objetivo maior de construir uma sociedade imigrante, melhor do que saímos, porque, afinal de contas, se você não é índio nativo, você sempre foi imigrante.  E como – conforme traz um de nossos artigos – julgamos as pessoas ou seus atos?  Fica a pergunta.

Boa leitura!