A transcrição da conversa do presidente Donald Trump com o presidente da Ucrânia Volodymir Zelensky, que ocasionou o pedido de inquérito de impeachment de Trump pelos democratas no Congresso, foi divulgada nesta quarta-feira (25).
Segundo a transcrição, Donald Trump pediu ao presidente ucraniano para investigar se o ex-vice-presidente Joe Biden encerrou uma investigação sobre uma empresa onde seu filho, Hunter Biden, trabalhava.
Joe Biden é o potencial rival de Trump na eleição presidencial de 2020.
A transcrição é de uma ligação ocorrida em julho entre os dois líderes e foi liberada pela Casa Branca. Na conversa Trump disse que instruiria seu advogado e o procurador-geral a procurar o presidente ucraniano para “ir ao fundo” da questão.
O telefonema aconteceu depois de Trump ordenar ao governo norte-americano que congelasse quase US$ 400 milhões de ajuda dos EUA à Ucrânia.
A transcrição, divulgada na manhã desta quarta-feira (25), vem de um software de reconhecimento de voz. Há um aviso no final do documento de que “não é uma transcrição literal de uma conversa”.
Além de Trump, o presidente Zelensky também deu sua permissão para a divulgação da transcrição.