Diplomas do ensino médio ou fundamental para brasileiros que vivem no exterior

0
472

Terminam no dia 9 de julho, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – o ENCCEJA Exterior.
O teste é gratuito e direcionado a brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada e que não vivem no Brasil. Para quem mora na Flórida, esta é a segunda vez que o exame acontece em Miami.

A inscrição será realizada exclusivamente via internet, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): http://encceja.inep.gov.br/encceja-exterior/#!/inicial .

Para efetuar a inscrição, os brasileiros que moram no exterior deverão informar obrigatoriamente o número do cadastro de pessoa física (CPF) ou do protocolo de inscrição no CPF, além do número do passaporte.

Para o ensino fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Para o nível do ensino médio, é necessário ter no mínimo 18 anos completos na data dos exames.

Todas as provas são elaboradas e aplicadas em língua portuguesa, devendo os participantes demonstrar domínio da norma culta em áreas do conhecimento como matemática, história, geografia, ciência e artes. Sendo aprovado, o participante receberá o diploma de ensino fundamental ou ensino médio.

Cronograma Encceja Exterior 2018
Inscrições: até 9 de julho
Data da prova: 16 de setembro

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o Consulado Geral do Brasil em Miami, no Setor Educacional do pelo e-mail: educacional.miami@itamaraty.gov.br