Descubra como organizar o cantinho do seu melhor amigo

0
197

Eles são companheiros, alegram o ambiente e lhe oferecem todo o amor do mundo. Nada mais justo que tenham um cantinho caprichado só pra eles.

Muita gente não se importa com isso, por ter um espaço pequeno, ou, ao contrário, um espaço muito grande. Das duas maneiras, podemos arranjar um jeito bem aconchegante de deixar o seu pet confortável, basta seguir as dicas que vou passar a seguir.

Como dizem muitos veterinários, os bichinhos de estimação precisam de um canto só pra eles, tipo uma caverninha, para quando estiverem com frio, com medo ou com dor. O espaço deve ser um refúgio, onde ele se sinta seguro nesses momentos.

Esse cantinho deve ficar em um lugar movimentado da casa, para que seu animal não se sinta sozinho. Como caminha, podemos usar um travesseiro, uma manta, uma almofada, um cesto – tem que ser algo que o ajude a se sentir seguro e quentinho.

Se sua casa é moderna e descolada, você pode inventar um pouco e fazer de uma mala antiga revestida, ou um criado mudo não mais usado, uma cama superconfortável e decorativa.

Em geral, as pessoas dormem com seus pets, mas os veterinários dizem que é essencial que eles tenham seu próprio espaço – e que nunca seja na cama do dono. Por isso, é muito importante pensar com carinho e dedicação na hora de escolher o local e o tipo de material do local do seu bichinho.

O lugar da comida deve ser na cozinha, na copa ou área de serviço, e eles devem ter a ração e a água em lugares acessíveis e de boa aceitação deles. O pacote de ração deve ficar bem fechado em um armário arejado ou em um pote hermeticamente fechado, para não ter contato com ar e não haver riscos de contaminação por bactérias.

O banheiro do seu pet deve ficar em um lugar que seja fácil de limpar, como varanda ou lavanderia. Para os gatos, você deve ter uma caixa plástica, e o ideal é usar uma areia higiênica, trocando-a sempre que for usada. Para cães, se você mora em casa e tem um espaço como quintal, deve acostumá-lo a usar a parte externa.

Se for apartamento, o ideal é que, ao menos uma vez por dia, você leve seu cão para passear, e que nesse tempo ele faça suas necessidades também na parte externa. Nunca esqueça o saquinho de lixo para recolher as fezes da casa dos vizinhos!

Ensine também seu cachorrinho a usar algum lugar específico da casa caso esteja chovendo ou algo o impeça de sair com ele. Varandas e lavanderias cobertas com jornal são boas opções.

Por último, os brinquedos. Cães devem ter os brinquedos guardados ao lado da cama, em uma caixa ou na própria cama. Em geral os brinquedos vão ficar jogados, mas, com um pouco de treino, você ajuda o seu cão a saber onde estão suas coisinhas. Já os gatos precisam de arranhadores, que devem ser colocados em um local onde os moradores sempre circulam – eles gostarão de estar por perto.

Nada melhor que nosso companheiro bem instalado e confortável para nos ajudar e nos fazer companhia em todos os momentos.

Mariana Tamiozzy  é personal organizer, personal stylist e autora do site maritamiozzy.com/organizer. Seu objetivo? Facilitar a vida dos leitores.

Revista Facebrasil – Edição 50 – 2015
A revista mais lida pelos brasileiros na Flórida