Estima-se que sejam geradas, só no Brasil, 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano — e 80% deste volume vai parar em aterros. A decomposição dos tecidos é um processo que pode levar meses ou até mesmo centenas de anos, prejudicando o solo e os lençóis freáticos com a sua contaminação, já que esse tipo de resíduo libera gases de efeito estufa, um dos maiores causadores do aquecimento global.
SUSTENTÁVEL E POLITICAMENTE CORRETO
Como fazer o descarte das roupas que você não quer mais?
Doação: o descarte das roupas que você não quer mais, não precisa ser prejudicial para o meio ambiente e ainda pode deixar o dia de alguém mais feliz, portanto, o primeiro passo é optar pela doação.
Troca: as plataformas digitais são grandes aliadas para quem deseja trocar roupas. Existem grupos nos quais é possível enviar e receber fotos das peças e combinar a melhor forma de realizar a troca.
Revenda: procurar por brechós e bazares que compram roupas usadas. Se preferir, também é possível abrir lojinhas próprias em sites de revenda para comercializar as peças que não usa mais.
Reciclagem: se não encontrar solução alguma para as peças de roupas que não quer mais, o ideal é destiná-las para a reciclagem, onde elas passarão por um processo em que o tecido será transformado em fios, que poderão ser usados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
Separar e destinar para locais adequados as roupas que serão descartadas é uma atitude responsável e consciente!