Dedicação ao automobilismo – no foco está o nosso personagem principal: Ricardo Assimos

0
380

Ricardo Assimos tinha 16 anos quando tirou a carteira de piloto pela primeira vez. Ele conta com orgulho que foi ali que se apaixonou pelo automobilismo. Desde então, esse amante das pistas de corrida trabalha na área, seja pilotando, montando, inovando e sempre na com competição esportiva.

O brilho nos olhos surge todas as vezes que Ricardo conta da sua trajetória profissional: “Na minha época, eu competia numa categoria com excelentes pilotos”.  Nada menos que os automobilistas renomados Nelson Piquet, Toninho da Matta e Andreas Mattheis. Ricardo lembra com entusiasmo que apesar de ser difícil andar na frente, ele estava sempre junto deles. E tem viva na memória uma corrida em que largou em décimo lugar e terminou em segundo. “E quem estava no pódio comigo? Os fenômenos do automobilismo!, enfatiza.

Naquela época, Ricardo Assimos não só pilotava, como também preparava o próprio carro para as competições. Essa habilidade especial sempre o deixou em destaque e também a empresa que fundou, a  Assimos Racing, que hoje se chama Assimos Motorsport.

Era 1998, quando Ricardo recebeu a proposta para preparar o carro do piloto Alexandre Cunha. Para isso teria que deixar as pistas. E como todo bom competidor, ele aceitou o desafio. Foi uma importante e grande mudança de vida.

Desde 1999 Ricardo Assimos nunca mais sentou num carro de corrida para não passar vontade. “O coração bate forte demais”, segundo ele. Em 2006, o conceituado preparador de carros e sua equipe de competição saíram do Rio de Janeiro com destino a Pernambuco. A nova mudança teve um sabor especial. É que o ex-piloto passou a se realizar com as conquistas dos dois filhos que entraram para o automobilismo. “Agora é a vez deles”, menciona. Luan começou com 17 e Lucas com 15 anos de idade. 

Em três anos nas pistas de kart, Luan acumulou títulos de peso como o de campeão pernambucano e paraibano, terceiro lugar na competição alagoana, nona colocação no campeonato brasileiro e também passou a correr na categoria turismo. O filho mais novo, Lucas, tem caminhado com excelentes resultados nos kartódromos. E os dois são motivo de orgulho para Ricardo que não cansa de dizer que eles são muito dedicados ao esporte.

Além dos filhos, a equipe de competição Assimos Motorsport é composta por outros dois pilotos. Ricardo declara que está nesse mercado para repassar a expertise que tem junto ao automobilismo. Como ele foi piloto, tem condições de preparar o carro e também ensinar quem está começando.

 

Os irmãos Assimos antes de entraram para o automobilismo estavam constantemente no foco das câmeras. Luan fez filmes com o Didi, Xuxa e Paulo Gustavo, participações em novelas, desfiles e campanhas publicitárias. Lucas trabalhou no Sítio do Pica-Pau Amarelo, Malhação, em desfiles e publicidade no Brasil e Europa onde participou de uma propaganda para o metrô da França.