Cresce mais de 40% o número de inscritos para votar fora do Brasil

0
138

Pelos números da Justiça Eleitoral, estão inscritos 500.727 eleitores nas 1.790 seções no exterior.  Nas eleições de 2014, 354 mil eleitores estavam inscritos para votar fora do Brasil. No comparativo com as eleições deste ano, houve um aumento de 41,4%.

De acordo com o cartório responsável pelos eleitores que moram fora do Brasil, depois que foi implantado o sistema de atendimento no exterior (Título Net Exterior), aumentou o número de eleitores cadastrados fora do Brasil.

Para as eleiçoes 2018, Estados Unidos, Japão e Portugal concentram a maioria dos brasileiros aptos a votar no exterior. As cidades no exterior com mais eleitores são Boston e Miami, nos Estados Unidos.

O eleitor inscrito no exterior vota apenas para presidente. Quem estiver fora do domicílio eleitoral ou não votar deve justificar a ausência às urnas. A justificativa eleitoral pode ser entregue nas missões diplomáticas, repartições consulares ou pode ser enviada pelo Sistema Justifica.

Já o eleitor que mora no exterior e ainda não atualizou os dados, não poderá votar nestas eleições, uma vez que o prazo era 9 de maio. Para regularizar a situação, o pré-atendimento do Título Net Exterior será restabelecido no dia 5 de novembro.