A Coreia do Norte concluiu a construção de um enorme complexo turístico na costa leste, informou a mídia estatal na quinta-feira (26).
Esse foi um projeto fundamental impulsionado pelo líder Kim Jong-un há anos para promover o turismo.
Com “grande satisfação”, Kim compareceu à cerimônia de inauguração da área turística de Wonsan Kalma na terça-feira (24), que pode acomodar cerca de 20 mil visitantes.
Ele afirmou que o país construirá rapidamente mais zonas turísticas de grande porte, informou a mídia estatal.

O líder vem reconstruindo a cidade litorânea de Wonsan, um destino de férias para os moradores locais, para transformá-la em um ponto turístico de bilhões de dólares.
Os planos de desenvolvimento para o litoral se multiplicaram desde que foram anunciados pela primeira vez em 2014.
No entanto, embora o turismo seja uma das poucas fontes de renda da Coreia do Norte que não é alvo das sanções das Nações Unidas, o Estado recluso não tinha um parceiro estrangeiro importante para o projeto, que acontece em meio às sanções impostas pelos programas de armas.
O complexo turístico será aberto para visitantes nacionais a partir de 1º de julho, informou a mídia estatal, sem mencionar turistas estrangeiros.
A Coreia do Norte fechou as fronteiras em 2020, no início da pandemia, mas vem suspendendo gradualmente as restrições desde 2023. (com informações Reuters)