Consulado-Geral do Brasil em Miami está emitindo a Carteira de Matricula Consular

0
109

O Consulado do Brasil em Miami voltou a emitir a Carteira de Matrícula Consular (CMC) – um documento de identificação criado para auxiliar o brasileiro que vive no exterior.

A carteira é emitida gratuitamente e tem como finalidade facilitar o contato do Consulado-Geral com o portador e seus familiares no Brasil em casos de emergência. Também facilita a renovação de outros documentos brasileiros e permite o retorno ao Brasil, se o titular perder o passaporte. Mas ela é recolhida pela Polícia Federal na entrada em território nacional.

A Carteira de Matrícula Consular é aceita por algumas instituições americanas como documento de identificação (photo ID). Por isso, o Consulado recomenda que o portador consulte se a carteira consular é aceita no estabelecimento antes de utilizá-la.

O Consulado-Geral em Miami orienta que a CMC não constitui carteira de habilitação, nem é comprovante de situação imigratória, mas comprova que o portador foi oficialmente identificado e registrado em uma das repartições consulares do governo brasileiro nos Estados Unidos.

O órgão consular também adverte que a Carteira de Matrícula Consular não pode ser usada como passaporte e não é um documento norte-americano.

Além disso, todas as informações fornecidas pelo cidadão brasileiro para fins de matrícula consular são para uso exclusivo do Consulado-Geral e, em hipótese alguma, serão fornecidas a autoridades locais.

Para requerer sua Carteira de Matrícula Consular, é necessário fazer o agendamento no site do Consulado-Geral (ec-miami.itamaraty.gov.br) e apresentar a documentação solicitada no horário marcado.