A origem do panetone é um enigma e, segundo uma das lendas mais populares, esta iguaria italiana nasceu no século XV, em uma noite de Natal. Ludovico Sforza, o Il Moro, era o duque de Milão, reinou de 1480 a 1499. Tudo teria acontecido dentro da cozinha da sua corte.
Na véspera do Natal de 1495, o chef estava ocupado com a preparação de várias iguarias e pediu a seu ajudante que supervisionasse o forno dentro do qual estavam sendo assados os grandes biscoitos que seriam o ponto alto do banquete.
Só que o jovem aprendiz, o Toni, deixou queimar as guloseimas. Com medo, decidiu sacrificar a massa de fermento natural que teria criado para fazer seu pão de Natal. O resultado foi um sucesso e o duque Ludovico Sforza decidiu batizar a nova sobremesa de pão do Toni.
Ao longo dos anos, o doce se tornou popular em toda a Itália com o nome panetone.
Receita tradicional
Em Milão, muitas docerias ainda produzem o panetone artesanal, como há oito séculos. Para a receita clássica reconhecida oficialmente na Itália, uma boa farinha, ovos e manteiga frescos, açúcar, uva-passa, casca de laranja e cedro cristalizados, além de um pouco de mel. Depois de prontos, os panetones precisam passar quatro horas na sala de fermentação — um ambiente com 30% de umidade. Para que a massa não quebre, precisa ter um corte em cruz na superfície — os antigos acreditavam que se tratava de uma benção. Os panetones precisam de, no mínimo, uma hora de forno. Depois de prontos, devem ficar de cabeça para baixo para que não murchem. Tempo total de um panetone nestas condições: 30 horas.
A receita original sofreu inúmeras adaptações. Com ou sem passas, com frutas cristalizadas ou chocolate, o certo é que o panetone ultrapassou as fronteiras da península italiana e conquistou o mundo.
Panetone caseiro
(com frutas cristalizadas e uvas-passas ou gotas de chocolate)
Ingredientes
(para 3 porções)
-
3 ovos (grandes)
-
1 copo (americano) de açúcar
-
1 pitada de sal
-
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
-
250 ml de leite morno
-
50 g de fermento biológico
-
20 ml de essência de panetone
-
1 kg de farinha de trigo peneirada
-
300 g de frutas cristalizadas
-
250 g de uvas-passas
ou
-
300 g cubos de chocolate
Modo de preparo
-
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar e o sal, a manteiga ou margarina, o leite, o fermento e a essência, por aproximadamente 30 segundos.
-
Em um recipiente grande, coloque a farinha peneirada, abra um furo no centro e acrescente os ingredientes batidos.
-
Amasse bem até que a massa se solte das mãos.
-
Em seguida, adicione as frutas cristalizadas e as uvas-passas ou as gotas de chocolate.
-
Distribua a massa em uma fôrma com furo central, untada com margarina, até a metade da assadeira. Também pode ser usada uma forma de papel própria para panetone untada com margarina.
-
Deixe crescer até dobrar de volume.
-
Faça um corte em X em cima da massa, pincele gemas batidas e leve para assar até dourar.