Confira todos os detalhes da Flórida Cup 2018

0
580

Por Taciana Trajano

“Clássico é clássico, e vice-versa”, a frase é atribuída ao folclórico ex-atacante Jardel, que atuou por Grêmio e Vasco nos anos 90, que tentaria explicar o inexplicável: aquela sensação de assistir um jogo único, incomum… Aquele momento em que as constelações se alinham para colocar no mesmo campo dois times que normalmente não jogariam um contra o outro… Aquele jogo de alto nível, bonito de ver.

Quando o clássico é clássico mesmo, até quem não gosta se diverte. Porque numa hora dessas, mesmo que não seja seu time do coração, quando o árbitro apita o início do jogo, todo mundo entra em campo.

Caminhando para a sua quarta edição, entre os dias 10 e 20 de janeiro de 2018, a Florida Cup faz valer essa máxima, ao combinar esporte e entretenimento, criando memórias que ficam para sempre – nos corações de quem está em campo, e fora dele. Afinal, onde mais você veria o Corinthians jogando contra o Rangers, da Escócia? Ou o PSV Eindhoven, da Holanda, jogando contra o Fluminense?

Como explica Ricardo Villar, CEO da Florida Cup, “são jogos que nunca aconteceram na história, e que possivelmente em outra situação não aconteceriam”.

O Princípio de Tudo
A Florida Cup nasceu do amor de Ricardo Villar pelo futebol. Já experiente, tendo jogado nas categorias de base do São Paulo, Villar chegou nos Estados Unidos em 1997, para estudar e jogar pela Penn State University. Depois de se graduar como engenheiro de produção, Villar seguiu jogando bola para times como o Red Bull Salzburg (da Áustria), o Kaiserslautern (da Alemanha) e o AS Rhodos (da Grécia), encerrando a carreira no time do FC Dallas.

Villar idealizou a Florida Cup junto com Ricardo Silveira. Acostumado a enfrentar desafios, os dois correram atrás – não da bola! – mas do sonho de fazer um torneio como nenhum outro. Já dizia Vicente Matheus que “o difícil não é fácil”… Mas vamos combinar: a ideia é ótima! Quem mais oferece aos times uma oportunidade de fazer uma pré-temporada de alto nível, ao mesmo tempo em que oferece ao público a oportunidade de torcer em clássicos como esses?

Foi assim que, em 2015, Orlando viu a primeira edição da Florida Cup acontecer, desde o início com um tremendo suporte de público e patrocinadores. Para dar uma ideia do porte da competição, na última edição, já com aquele line up que você respeita, a Florida Cup foi transmitida para 140 países, alcançando mais de 50 milhões de telespectadores. Os números são impressionantes!

O Futebol é Universal
Com tanta visibilidade e oportunidade, é natural que a Florida Cup continue atraindo parceiros de peso. Não à toa, por exemplo, este ano a Universal Orlando decidiu juntar-se ao time da Florida Cup, numa parceria que já tem dado bons frutos, mesmo antes do torneio começar. É inquestionável que, com o apoio da Universal, o torneio ganha um jogador de peso e, junto com ele, muitas novidades.

Mas a verdade é que quem leva a maior vantagem nessa história toda são os moradores de Orlando e aqueles que estarão a passeio na cidade enquanto a Florida Cup estiver rolando. Afinal, é a gente quem vai poder curtir, direto do estádio, cada um dos jogos. Somos nós que vamos vestir a camisa – ou as camisas, porque num torneio desses dá pra torcer pra quantos times você quiser – para gritar, pular e cantar pelos nossos times preferidos. E somos nós que teremos a oportunidade de participar da festa que está sendo preparada para comemorar tudo isso!

Sir Terry Pratchett nos ensinou que “quando se trata de futebol, a coisa mais importante sobre o futebol, é que não é apenas futebol”… Assim, pela segunda vez, a Florida Cup está trazendo para Orlando a FanFest.

Em 2018, a FanFest acontecerá no Universal Studios nos dias 13 a 14 de janeiro, com convidados muito especiais. Fernando e Sorocaba, que acabaram de comemorar 10 anos de carreira, animam a festa no dia 13. “Ter a chance de poder levar um pouquinho da música sertaneja para dentro da Universal é incrível e será um momento único”, disse Fernando.

Vai ser especial mesmo: Fernando e Sorocaba vão dividir o palco com a Chris Weaver Band, misturando o melhor da música sertaneja com o tradicional country americano. Para quem gosta, tenho apenas uma dica: se prepare para curtir muito e… A festa continua!

Mas atenção: como em uma grande partida de futebol, é melhor não esperar pelos acréscimos. Por isso, corra para garantir seus ingressos. Cada jogo será uma grande festa, mas as vagas são limitadas… Então, escolha seu clássico preferido e visite o site da Florida Cup. Neste torneio, em cada jogo, a torcida vai entrar em campo e mostrar para o mundo ver que clássico é clássico, em qualquer lugar do mundo.

Confira a tabela completa do evento

Revista Facebrasil – Edição 77 – 2017
A Revista Mais Lida Pelos Brasileiros na Flórida