Confira essas dicas para manter a sua cozinha sempre bem organizada

0
194

Se existe um lugar da casa que sempre está sendo utilizado, esse lugar é a cozinha. Vira e mexe tem alguém fazendo uma atividade, seja cozinhar, seja tomar um copo d’água.

Por isso, a pia quase nunca fica vazia, e os armários nem sempre estão arrumados. Pense bem: um lugar onde muita gente circula é difícil mesmo ficar organizado do jeito que a gente gostaria. Mas existem maneiras para amenizar um pouco essa desorganização que parece sempre estar lá.

Para começar, veja se você tem armários suficientes. Se essa resposta for negativa, existem jeitos fáceis de ajeitar. A primeira é colocando prateleiras. Elas são práticas e baratas e se encaixam em qualquer cantinho. Nelas você pode pôr de louças a potes com mantimentos. Outra solução, ainda mais barata, são os caixotes. Você pode usá-los pintados ou naturais e até colocar ganchinhos para pendurar xícaras ou talheres. Fica lindo!

Nas gavetas, o ideal é sempre usar um organizador, mesmo que elas não sejam de talheres. Quando você tem espaços demarcados, fica mais fácil organizar bugigangas e miudezas.

Para os temperos, você pode usar desde potinhos metálicos que se prendem na geladeira até cestinhos de pregadores de roupa com ímãs, que se prendem igual e facilitam na hora de saber o que é o quê. E uma solução para quem tem mais espaço: colocar uma miniestante ao lado do fogão e organizar os temperos ali. Um charme!

Os pratos de cada tamanho devem estar com os seus jogos, e os que forem mais usados devem ficar à mão. Os copos, a mesma regra. Panelas podem ficar penduradas em uma estrutura em cima do fogão, mas também ser guardadas no armário, organizadas por tamanho. Nesse caso, as tampas devem ficar enfileiradas em um dos cantos. Uma dica útil é usar um revisteiro para organizá-las.

Aqueles talheres mais usados podem ganhar um bule antigo ou um pote próprio para eles, ficando assim mais fáceis de ver e manusear. Já o terror de todas as cozinhas, os famosos potes de plástico, podem ser guardados organizados por tamanho e formatos e com as tampas enfileiradas do lado ou tampados.

Por último, os eletrodomésticos, as chapas, as torradeiras e as cafeteiras devem ficar à mão por serem usados com muita frequência. Liquidificador, mixer, processador e outros podem ficar em cima de algum móvel também, como nos caixotes.

Lembre-se sempre: tudo que não tiver tampa, estiver queimado ou estragado deve ser descartado. Mais vale uma cozinha com utensílios suficientes e organizada do que uma cozinha cheia de coisas e bagunçada.

Arrume aos poucos e veja uma grande diferença!
Mariana Tamiozzy  é personal organizer, personal stylist e autora do site maritamiozzy.com/organizer. Seu objetivo? Facilitar a vida dos leitores.

Revista Facebrasil – Edição 49 – 2015
A revista mais lida pelos brasileiros na Flórida