Comportamento: Hora de arrumar seu guarda-roupa

0
205

Se você acorda de manhã, abre o guarda-roupa e não consegue achar nada naquela bagunça, já está na hora de parar e organizar. Quantas vezes já tentou começar a arrumar e, depois de abrir a porta do armário, desistiu?

Na verdade, esse tipo de organização não é difícil e, no fim, pode ser superdivertido. Para ajudá-lo a criar a coragem que falta, a seguir vou passar algumas dicas de como fazer essa organização. No final, você verá que o trabalho vai ficar muito mais fácil.

Dica 1 – Aproveite um dia do seu final de semana, melhor ainda se for um daqueles bem chuvosos e preguiçosos. Coloque um som que você adora pra tocar e se jogue!

Dica 2 – Tire todas as suas roupas do guarda-roupa e coloque em cima da cama. Separe por tipos: saias, camisas, camisetas. Experimente cada uma e veja como elas ficam em você, se caem bem. Feito isso, decida o que você não usa, o que não serve mais, e dê um destino para elas – venda, troca, conserto ou doação.

Dica 3 – Não é obrigatório, mas ter todos os cabides iguais facilita a visualização e tira aquele aspecto bagunçado. Cabides de madeira suportam mais peso, por isso são ideais para calças, casacos e blazers. Os de plástico são ótimos para blusas levinhas, vestidos, camisetas e camisas. Cabides de saias são bons tanto para elas quanto para shorts.

Dica 4 – Separe as roupas por cores, da mais escura para a mais clara, ou por tipo – camisetas com camisetas, calças com calças. Assim fica mais fácil visualizar o que você tem e montar os looks.

Dica 5 – Na hora de arrumar as gavetas, use separadores de plástico ou de papelão para separar pares de meias e roupas íntimas. Os sutiãs devem ficar juntos, enfileirados, para não estragar os bojos.

Dica 6 – Guarde as roupas de inverno. Se não for época, não tem a menor necessidade de a roupa de lã e os casacos pesados ocuparem espaço no guarda-roupa. Uma boa dica é embalar a vácuo, o que ocupa o menor espaço possível. Guarde estas dobradas dentro de sacos. Não se esqueça de, quando o inverno chegar, lavá-las antes de usar, pois elas ficarão empoeiradas e com cheiro de guardadas.

Dica 7 – Se seus sapatos ficarem juntos no guarda-roupa, uma boa dica – depois de toda a separação sobre o que doar, vender ou trocar – é usar separadores de maquiagem. Eles ocupam pouco espaço pendurados e são ótimos para guardar chinelos, sapatilhas e sapatos que não tenham muito volume.

Dica 8 – Claro que essa arrumação não vai durar a vida toda. Sempre fica uma “baguncinha” na pressa de sair ou de chegar. Para que ela não vire aquela bagunça enorme de novo, reserve um tempinho ao longo dos seus dias para ir colocando as coisas no lugar. Devagar e sempre, a gente consegue deixar do jeitinho que gosta.
Organização economiza tempo e dinheiro. Saiba o que você tem para não comprar duplicado. Com certeza, depois dessas dicas, você vai usar muito mais aquela roupa que nem lembrava que tinha. Então, não perca tempo, abra o guarda-roupa e mãos à obra.

Mariana Tamiozzo é personal organizer, personal stlyst e autora do blog xuxudelicia.com.br. Seu objetivo? Facilitar a vida dos leitores

Revista Facebrasil – Edição 45 – 2014