Chefe da ONU alerta que 130 países ainda não têm vacina contra Covid-19

0
59

O secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, durante uma sessão especial do Conselho de Segurança da ONU sobre vacinas realizada na quarta-feira (17), alertou que somente 10 nações administraram 75% de todas as doses até o momento e que 130 países ainda não receberam nenhuma vacina.

De acordo com a agencia de notícias France Presse, Guterres pediu que países se unam em um plano global de vacinação contra a Covid-19 para diminuir as desigualdades no acesso à vacina. “O mundo precisa urgentemente de um plano mundial de vacinação que reúna todos os que têm o poder necessário, a experiência científica e as capacidades de produção e financeiras”, ele disse na reunião virtual.

Guterres afirmou que o G20, grupo com as principais economias do planeta, está na melhor posição para criar uma força-tarefa sobre o financiamento e a aplicação da vacinação pelo mundo e ofereceu o pleno apoio da ONU. Ele ainda argumentou que deixar os países mais pobres sem acesso à vacina contra a Covid-19 poderá causar novos surtos do vírus, o que afetará a economia global. (Com informações e foto G1)