Chapada Diamantina atrai turistas em busca de natureza e aventura

0
180

Apesar de programas e praias maravilhosas para visitar em Salvador, vale a pena conhecer também o interior do estado e a Chapada Diamantina, destino ideal para aventureiros.

Quando a gente pensa na Bahia, automaticamente se lembra de Salvador, do Pelourinho, do carnaval e do Léo Santana (brincadeirinha!). O que pouco associamos ao estado é a Chapada Diamantina, e, na minha opinião, isso precisa acabar já! Pessoal, vamos para a Bahia conhecer a Chapada!

O lugar é conhecido como o coração do estado, fica na cidade de Lençóis e é ideal para quem busca paz, tranquilidade e, principalmente, muita aventura.

Para começar, pesquise bem o hotel onde você irá se hospedar. Ele vai ser determinante em relação à vista e, também, quanto à proximidade das trilhas e passeios. Falando nisso, um passeio que você vai fazer, com certeza, é ir até o Morro do Pai Inácio.

Lá há uma vista panorâmica maravilhosa, a mais linda da Chapada – são 360 graus de paisagem com direito ao pôr do sol. Para chegar, é preciso subir 300 metros, caminho que dura, mais ou menos, 20 minutos. Agora, se preferir uma trilha bem mais leve, vá conhecer a Gruta da Pratinha. Você vai se deparar com uma piscina natural de águas cristalinas dentro da gruta, e o melhor de tudo, vai poder dar um supermergulho.

Outras opções de passeios são a Cachoeira da Fumaça, que tem 380 metros de queda livre, a segunda mais alta do mundo – uma curiosidade: em época de estiagem, de maio a setembro, ela fica com pouca água, e o vento leva de volta as gotinhas, formando a “Fumaça”; o Ribeirão do Meio, um passeio mais tranquilo, como se fosse uma piscina natural com um escorrega de pedra (é bem divertido); o Parque Municipal do Serrano, onde você vai encontrar piscinas naturais, formações de pedra no chão, cachoeiras e rios; a Gruta da Lapa Doce, uma caverna com 850 metros abertos a visitação – sua entrada tem 72 metros de altura; e os poços famosos da região, como o Poço do Diabo e o Encantado – lindos, valem a pena!

Para chegar até Lençóis, é fácil. Se for de avião, o aeroporto Horácio de Matos, no município de Lençóis, recebe voos regulares a partir de Salvador e está a 20 km do centro da cidade.

Caso prefira ônibus, o destino é Lençóis e Palmeiras/Vale do Capão. Informações importantes: a região recebe a maior parte das chuvas entre os meses de fevereiro e junho, e também tem baixas temperaturas durante a noite. Mesmo assim, é muito importante o uso do protetor solar até nos dias nublados. Mesmo no inverno, o sol maltrata um pouquinho, com temperaturas em torno de 25ºC a 30ºC.

Gabriela Ribeiro é jornalista e apaixonada por todo e qualquer cantinho do Brasil.

Revista Facebrasil – Edição 49 – 2015
A revista mais lida pelos brasileiros na Flórida