21 C
Orlando
domingo, outubro 26, 2025

Cervejas artesanais – na revista Facebrasil 71

O sucesso das cervejas artesanais não para de crescer nos Estados Unidos, e, ao contrário de muitos modismos, fazer a sua própria bebida é uma tradição secular dos americanos que agora começa a incomodar até os gigantes do setor cervejeiro.

A história da produção artesanal de cerveja nos Estados Unidos remonta à chegada dos primeiros colonos ingleses, ou seja, antes mesmo de o país ser criado, já havia quem fabricasse sua própria bebida por aqui. A atividade foi proibida durante o período da Lei Seca, em 1920, e foi legalizada em 1978. A popularização das cervejas artesanais cresce ano a ano na América, e os números impressionam.

Segundo informações da Associação Americana de Cervejeiros Caseiros, existem mais de 1,2 milhão de estadunidenses fabricando a própria cerveja. Isso significa que de cada 200 adultos no país, 1 é cervejeiro artesanal. Mais do que um simples hobby, fabricar sua própria bebida pode ser uma forma de ganhar um bom dinheiro. As cervejas artesanais já movimentam mais de U$ 22 bilhões anualmente nos Estados Unidos e abocanham 12% do mercado, com expectativa de chegarem a 20% até 2020. Esse crescimento passou a incomodar as grandes corporações cervejeiras, que viram como alternativa comprar ou se associar às artesanais que estão se sobressaindo.

Em 2015 o grupo Constellation Brands, proprietários de marcas como a Corona, anunciou a compra por U$ 1 bilhão da californiana Ballast Point, que tinha sido criada sem grandes pretensões em 1996, na parte de trás de uma loja de suprimentos caseiros. A líder no mercado mundial de cervejas, Anheuser-Busch InBev, que é uma fusão da belga Interbrew com a brasileira Ambev e que fabrica mais de 200 marcas de bebidas, entre elas Budweiser, Stella Artois, Brahma e Skol, não ignorou a força das artesanais, tanto que está adquirindo várias em diferentes regiões do país, como Elysian Brewing, de Seattle; a Goose Island Brewery, de Chicago; e a Blue Point Brewing, de Nova York.

Mas nem todos os cervejeiros artesanais têm a pretensão de ver suas marcas se tornarem grandes; a maioria prefere manter uma estrutura pequena e atender a uma clientela menor, porém, fiel. O desafio das artesanais que foram compradas ou se associaram às grandes potências do setor é seguir mantendo o padrão de qualidade, pois o sucesso das cervejas caseiras está exatamente no fato de serem mais encorpadas e com um sabor único daquela marca, bem diferente do das produzidas em larga escala.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »