Cervejarias artesanais da Flórida fazem sucesso entre residentes e turistas

0
503

Por Alexandre Machado

Ao pensar no calor e nas praias da Flórida, fica difícil imaginar um companheiro melhor do que drinks coloridos ou água de coco gelada, certo? Errado!

Desde o início dos anos 2000, são as cervejas artesanais que fazem esse papel, com estabelecimentos que pipocam pelo estado e oferecem opções da bebida para todos os gostos: mais ou menos encorpadas, mais ou menos alcoólicas, loiras, morenas e ruivas – pilsen, bock e red ale, respectivamente, na linguagem gastronômica.

É que, no início da década passada, a lei norte-americana sobre o engarrafamento das cervejas mudou, o que tornou mais fácil a produção artesanal e deixou os microprodutores mais livres para criar novos sabores de cerveja.

Nem é preciso dizer, então, que o assunto é levado muito a sério nessas casas especializadas – tanto que algumas nem vendem lanches e snacks para acompanhar a bebida: o menu é composto de diferentes rótulos de cerveja e mais nada. É o caso da Funk Buddha Brewery, que fica no coração do Culinary Arts District de Oakland Park. Fundada em 2010 em Boca Raton (onde ainda funciona o Funky Buddha Brewery & Lounge, espaço experimental para criação de novos rótulos), o lema dessa microcervejaria é simples: sabores fortes feitos a partir de ingredientes naturais.

Ou seja, quem pedir a Hop Gun IPA (india pale ale aromatizada com grapefruit, melão, mel, caramelo e biscoito, com 7,2% de volume alcoólico) ou a Floridian Hefeweizen (autêntica cerveja de trigo com perfume de banana, frutas cítricas e cravo, com 5,6% de volume alcoólico) vai conseguir identificar cada ingrediente da mistura.

Outro estabelecimento dedicado exclusivamente à bebida é a Green Room Brewery, a primeira microcervejaria artesanal de Jacksonville Beach. Por não ter petiscos no cardápio, a casa oferece e incentiva o bring your own food – traga sua própria comida – e conta com um fichário de cardápios de delivery que fazem entregas na cervejaria, para total comodidade do cliente.

Com 16 rótulos diferentes no cardápio – sete fixos e nove sazonais –, o objetivo é agradar tanto os iniciantes, locais ou turistas que estão começando a se interessar por cervejas mais gourmet, quanto os beer aficionados, como eles mesmos se denominam. Vale lembrar também que o ambiente é pet friendly, então fique à vontade para levar seu animal de estimação.

FIÉIS ÀS RAÍZES
Fazer as cervejas no local traz também outra vantagem: a decoração. Os grandes barris de aço inoxidável nos quais acontece a fermentação ficam, muitas vezes, no meio do salão, compondo o ambiente cool. É o caso da Tequesta Brewing Company, localizada na cidade de Tequesta.

Ganhadora da medalha de prata no Great American Beer Festival de 2011, a TBC ostenta também o título de primeira microcervejaria do sul da Flórida, fundada no início de 2008, e conta com um dos cardápios mais extensos: são mais de 40 rótulos diferentes servidos ao longo do ano, com pouquíssimos permanentes.

Outros dois detalhes importantes colocam a casa na frente da competição em relação às concorrentes: todas as bebidas produzidas lá são orgânicas, com selo de certificação do governo norte-americano, e o há o Growlers Filling, que permite aos clientes levarem seus próprios recipientes para abastecer de cerveja e levar para casa.

O nome vem de growl, “rosnar”, em inglês, e faz referência ao som do gás que escapava dos barris quando a produção ainda era feita em tonéis de metal menos profissionais.

E para não dizer que as microcervejarias vivem só de cerveja, algumas apostam em parcerias-chave. A Cigar City Brewing, que fica em Tampa, oferece um espaço dedicado a charutos e, junto a isso, oferece seus 13 rótulos – somente três deles disponíveis o ano todo –, que vão do Vanilla Maduro, aromatizado com baunilha, ao Café con Leche Sweet Stout, que, acredite, tem café e leite em seus ingredientes especiais.

Além disso, a Cigar City Brewing é a maior cervejaria artesanal da cidade, reunindo um pouco da história centenária da região sobre a produção da bebida, e oferece Beer Tours em parceria com outros estabelecimentos, para que os mais apaixonados consigam experimentar, em pouco tempo, mais cervejas exclusivas de Tampa.

Se muitas já estão com clientela garantida e produção de vento em popa, outras microcervejarias ainda estão começando, mas já mostram a que vieram. É o caso da Inlet Brewing Co., que tem apenas dois rótulos: Monk in the Trunk – Organic Amber Ale e Monk IPA – Belgian Style.

Inspirada na tradição belga de fazer cervejas, a IBC traz um simpático monge cervejeiro no rótulo de suas garrafas, além de camisetas com a mesma estampa e calendário online de eventos para que os fãs do monge consigam encontrá-lo.

Ainda que não tenha um espaço fixo dedicado à bebedeira de cerveja, é fácil consultar no próprio site onde os rótulos são vendidos, já que estão disponíveis também no estado da Virgínia – mas não há razão para se deslocar: as delícias da Flórida são para se beber devagarinho.

Revista Facebrasil – Edição 53 – 2015
A revista mais lida pelos brasileiros na Flórida