22.4 C
Orlando
domingo, novembro 9, 2025

Centenas de incêndios florestais avançam no Canadá, fumaça chega aos EUA e à Europa

Centenas de incêndios florestais, que forçaram a evacuação de mais de 26 mil pessoas, avançavam nesta terça-feira (3) no Canadá, com densas colunas de fumaça que afetaram milhões de canadenses e americanos e chegaram até a Europa.

Alertas foram emitidos em algumas áreas do território canadense e em estados vizinhos dos Estados Unidos devido à perigosa qualidade do ar.

Uma base aérea de aviões-tanque foi consumida pelas chamas na província canadense de Saskatchewan (centro), e a produção de petróleo teve que ser interrompida na vizinha Alberta. As autoridades alertaram que o pior ainda está por vir.

“Dias difíceis nos aguardam”, declarou em uma coletiva de imprensa o chefe de governo de Saskatchewan, Scott Moe, ao estimar que o número de evacuados pode aumentar rapidamente.

Todo verão o Canadá enfrenta incêndios florestais, mas o início precoce da temporada deste ano e a magnitude das chamas, que deixaram mais de 2 milhões de hectares queimados, preocupam as autoridades.

As províncias de Saskatchewan e Manitoba foram as mais afetadas. Ambas declararam o estado de emergência nos últimos dias.

Até esta terça-feira, havia 208 incêndios ativos em todo o Canadá. Metade estava fora de controle, segundo o Centro Canadense Interagencial de Incêndios Florestais estatal.

Muitas das populações afetadas são indígenas, e algumas pequenas localidades foram reduzidas a cinzas.

Além disso, a fumaça densa provocada pelos incêndios envolveu parte da América do Norte, o que obrigou os residentes de quatro províncias canadenses e dos estados americanos de Michigan, Minnesota, Nebraska e Wisconsin a limitarem suas atividades ao ar livre.

As enormes colunas de fumaça chegaram até a Europa, de acordo com um relatório desta terça-feira da agência de monitoramento climático da União Europeia.

Devido à sua grande altitude, não representam um risco imediato para a saúde, segundo o Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus, mas é provável que causem céus nublados e pores do sol com coloração vermelho-alaranjada.

Espera-se que, nos próximos dias, novas colunas cubram ambos os continentes.

As mudanças climáticas aumentaram o impacto dos fenômenos meteorológicos extremos no Canadá, que ainda se recupera do verão boreal de 2023, quando 15 milhões de hectares de florestas foram devastados pelo fogo. (com informações AFP)

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »