24.9 C
Orlando
terça-feira, setembro 10, 2024

Casa inteligente – na revista Facebrasil 124

O futuro está…

                     … na sua casa!

Preparar o café da manhã com um comando de voz. Reduzir ou aumentar a claridade da sala sem mover um botão. Fechar as cortinas apenas com um sinal sonoro. As casas inteligentes não são mais elementos de ficção. O mundo futurista do desenho Os Jetsons, no início dos anos 60, é cada vez mais real. Passadas mais de seis décadas, os automóveis com asas ainda estão engatinhando e não há metrópoles entre as nuvens. Mas, uma casa automatizada, como a dos Jetsons, já é realidade para muita gente e movimenta uma indústria cada vez mais lucrativa.

Uma casa inteligente funciona através de dispositivos que permitem a automação de tarefas rotineiras, como ligar o ar condicionado ou colocar uma música para tocar. A ativação pode ser previamente configurada de acordo com as preferências e necessidades do morador, ou feita a distância, por aplicativos e assistentes virtuais, responsáveis por transmitir os comandos.

Como montar uma casa inteligente?

Ao adquirir dispositivos inteligentes, o usuário pode criar um ambiente automatizado, com tarefas diárias ativadas sem a necessidade de interação humana. Tudo isso funciona por meio da internet, com o auxílio de aplicativos e assistentes virtuais. Juntas, essas tecnologias integram diferentes sistemas de automação e possibilitam a existência das smart homes.

Antes de começar a montar, é importante realizar um planejamento e definir as necessidades e prioridades. A primeira dica é fazer uma lista dos dispositivos e avaliar a viabilidade de acordo com o orçamento. É preciso também considerar as características da residência, como o tamanho e a infraestrutura elétrica, para garantir que os dispositivos escolhidos sejam compatíveis e atendam às necessidades.

Dispositivos para uma smart home

Lâmpadas inteligentes: estão entre os dispositivos mais acessíveis e podem ser controladas por aplicativo ou comando de voz, permitindo ligar e desligar as luzes sem a necessidade de ir até um interruptor. Algumas lâmpadas inteligentes possuem recursos adicionais, como a possibilidade de ajustar a intensidade e mudar a cor da iluminação. 

Tomadas inteligentes: permitem controlar remotamente os aparelhos eletrônicos conectados a elas. Com as tomadas inteligentes, é possível ligar e desligar os aparelhos por um aplicativo no celular, mesmo estando fora de casa. Algumas possuem recursos adicionais, como a programação de horários para ligar e desligar os aparelhos automaticamente.

Fechaduras inteligentes: são dispositivos que substituem as fechaduras convencionais por modelos eletrônicos, que podem ser controlados remotamente. Com a fechadura inteligente, dá para abrir e fechar a porta através de um aplicativo no smartphone, utilizando uma senha, um cartão de acesso ou até mesmo impressão digital. Além disso, é possível programar horários de acesso para pessoas específicas e receber notificações em tempo real.

Sensores de presença: funcionam como um alarme, identificando a presença de pessoas em um determinado ambiente. A partir dessa identificação, os dispositivos podem enviar sinais de aviso ao proprietário da casa, notificando a intrusão. Os avisos podem ser mensagens no celular, alarmes sonoros ou notificações enviadas diretamente à central de monitoramento.

Câmeras de segurança: funcionam por meio da conexão com o wi-fi e as imagens podem ser acompanhadas à distância pelo aplicativo do fabricante. Essa tecnologia tem a mesma função dos sensores: identificar a entrada de estranhos e emitir avisos aos proprietários da residência. No entanto, as câmeras trazem o registro de imagens, o que pode contribuir para a montagem de um sistema inteligente mais completo. Algumas câmeras de segurança possuem recursos adicionais, como detecção de rosto e gravação em nuvem.

Robô aspirador: faz a limpeza automática dos ambientes, seguindo a configuração indicada pelo usuário. Algumas das funcionalidades mais comuns são varrer, passar pano, controle a distância, carregamento automático e integração com assistentes virtuais. Modelos mais avançados conseguem fazer o mapeamento da casa, emitir relatórios das atividades e disponibilizar opção de monitoramento pelo celular, além de permitirem a definição de horários para a limpeza.

Geladeira smart: se conectam à internet e permitem o controle à distância. É possível ajustar a temperatura ou ativar funções específicas, como o congelamento express de bebidas, sem interagir com o aparelho. Alguns modelos também permitem ouvir música, assistir vídeos e exibir fotos no display da geladeira. Outros, mais avançados, oferecem uma funcionalidade que permite verificar quais alimentos estão dentro dela.

Ar-condicionado inteligente: permite que o usuário defina as configurações de acordo com suas preferências e, a partir delas, funciona de maneira automática. É possível, por exemplo, dormir com o ar-condicionado ligado e definir um horário durante a madrugada para que ele seja desativado automaticamente. Também é possível configurar temperaturas e o modo de funcionamento. Os controles podem ser realizados via aplicativo no celular ou por comandos em assistentes de voz integrados ao aparelho.

Assistente virtual: pode ser a responsável por integrar todos os dispositivos inteligentes da casa, centralizando a automação residencial em um mesmo lugar e facilitando o controle. Os comandos normalmente são feitos por sensores de voz, que interpretam o pedido do usuário e realizam a ação sem a necessidade de apertar botões. Esses aparelhos permitem a criação de rotinas, automatizando diversas atividades ao longo do dia. Por exemplo, ativar o alarme às 7h, ligar a cafeteira às 7h30 e desligar as luzes às 8h30, quando estiver de saída para o trabalho.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »