18.1 C
Orlando
quinta-feira, outubro 30, 2025

Banho de água fria faz bem? – na revista Facebrasil 111

por Doris Nogueira

A expressão idiomática BANHO DE ÁGUA FRIA significa romper as expectativas de alguém; decepcionar; desiludir. 

Mas, ela fica totalmente sem sentido quando na linguagem convencional, se faz valer o significado de cada uma das palavras.

Estudos mostram que tomar, literalmente, um BANHO DE ÁGUA FRIA cumpre as expectativas de alguém; estimula; empolga.

Cientistas têm estudado a fisiologia da imersão em água fria. E parece que, de fato, ela pode ter uma gama surpreendente de benefícios: melhora o humor, beneficia o cérebro, o sistema imunológico e o coração.

Os pesquisadores estão analisando como a água fria pode afetar tudo, desde a resposta imunológica e hormônios do estresse a depósitos de gordura que obstruem as artérias. É uma área de pesquisa relativamente nova, mas até agora os resultados têm sido promissores.

Um amplo estudo realizado na Holanda mostrou que as pessoas que tomavam banhos frios de 30, 60 e 90 segundos, todas as manhãs, adoeceram 30% menos do que o grupo de controle que tomava banho quentinho. A razão pela qual um jato de água fria pode impedir as pessoas de ficarem doentes não está clara, mas algumas pesquisas sugerem que tem relação com o fortalecimento do sistema imunológico.

Há evidências crescentes de que os nadadores de inverno são mais resistentes a certas doenças e infecções, como as do trato respiratório superior. Indícios mostram que eles têm essas doenças com menos frequência. Os cientistas acham que pode ser a água fria, não a natação, que traz o benefício.

A água fria também parece ativar o sistema nervoso simpático, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas respostas de luta ou fuga — reação fisiológica automática a um evento percebido como perigoso, estressante ou assustador.

Quando ele é ativado durante um banho frio, por exemplo, há um aumento nos níveis do hormônio conhecido como noradrenalina. Isso é o que provavelmente causa o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, observados quando as pessoas são imersas em água fria e está relacionado às melhorias sugeridas para a saúde.

O banho frio também demonstrou melhorar a circulação. Quando estamos expostos à água fria, há uma diminuição do fluxo sanguíneo para a pele. Quando a água fria para, o corpo precisa se aquecer, então há um aumento do fluxo sanguíneo. Alguns cientistas acreditam que isso pode melhorar a circulação.

A imersão em água fria tem potencial na perda de peso. Um estudo mostrou que a imersão em água fria a 14℃ aumentava o metabolismo em 350%. Metabolismo é o processo pelo qual seu corpo converte o que você come e bebe em energia, então um metabolismo mais alto equivale a mais energia queimada.

Além dos benefícios físicos há também os para a saúde mental. Em momentos de maior cansaço e fadiga, os banhos de água fria ajudam a relaxar, a aliviar o estresse e a controlar a ansiedade.

Um estudo da Virginia Commonwealth University School of Medicine comprovou que banhos gelados têm um efeito positivo em pessoas que sofrem de depressão. O frio envia uma quantidade avassaladora de impulsos elétricos das terminações nervosas periféricas para o cérebro, que podem ter um efeito antidepressivo.

Mas, é preciso cautela!

Antes de começar a abrir a torneira de água fria no final do banho, você deve saber que existem alguns riscos relacionados ao banho gelado. Quando um jato repentino de água fria bate no corpo, pode ser perigoso para pessoas com doenças cardíacas, pois, isso poderia causar irregularidades no ritmo cardíaco. As pessoas que têm problemas de insônia também não devem adotar essa prática, porque estimula o sistema nervoso, ao contrário dos chuveiros quentes, que relaxam.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »