Apesar de os atores contarem com maquiagens fantásticas, roupas especiais e truques de computação, muitas vezes, para encarnar um personagem, é preciso passar por drásticas transformações corporais que os levam a se tornar irreconhecíveis e até a colocarem a saúde em risco. Relembre algumas dessas incríveis transformações feitas por atores que acabaram conquistando o Oscar.
Christian Bale
Para interpretar o personagem Trevor Reznik em “The Machinist”, o ator fez uma dieta severa e perdeu 28 kg. O esforço, somado a uma grande atuação, lhe rendeu um Oscar. Mas as transformações não pararam por aí; um ano depois, Bale não só recuperou o peso perdido como ainda adquiriu mais 10 e apareceu musculoso no papel de Batman. Após o sucesso como super-herói, mais uma transformação o levou a perder quase 20 kg para viver o viciado Dick em “The Fighter”. Em 2013, já com seu peso normal, o ator voltou a ficar irreconhecível, adquirindo 19 kg para atuar no longa “American Hustle”.
Hilary Swank
Outra que deixa a vaidade de lado e arrisca mudar de visual por uma boa personagem é Hilary Swank. Para estrelar “Million Dollar Baby”, ela malhou pesado e ganhou 9 kg de pura massa muscular. O papel da boxeadora Maggie acabou lhe rendendo o Oscar. Anos antes, ela emagreceu consideravelmente para fazer o longa “Boys Don’t Cry”.
Tom Hanks
Para fazer o papel de um portador do HIV no filme “Philadelphia”, Tom Hanks teve que emagrecer 22 kg. O ator também acabou levando o Oscar. Já em “Cast Away”, Hanks deixou a barba e o cabelo crescerem por um ano, adquiriu um bom bronzeado e teve que perder 20 kg.
Charlize Theron
Muitas atrizes consideradas divas só atuam em filmes nos quais possam ostentar a beleza. Esse não é o caso de Charlize Theron, que, apesar de linda, aceitou dar vida à personagem Aileen em “Monster”, e para isso passou por um tratamento que deixou sua pele cheia de manchas e opaca, raspou as sobrancelhas e teve que engordar 15 kg. Para complementar o visual, ainda usou dentes postiços e próteses no rosto. O trabalho também deu resultado, e Charlize ganhou o Oscar. Anos depois, ela raspou a cabeça para atuar em “Mad Max 4”.
Robert de Niro
Quando falamos em de Niro, é impossível não nos lembrarmos de sua atuação em “Taxi Driver”. A cabeça raspada ao estilo moicano o deixou com um visual bem diferente, mas nada comparado ao que ocorreu poucos anos depois, quando estrelou “Raging Bull” e teve que primeiro fazer muita musculação para interpretar um boxeador na ativa, e depois, engordar 27 kg para viver o personagem anos depois. As gravações chegaram a ser interrompidas por dois meses, para que o ator pudesse chegar ao peso indicado. O resultado foi impressionante, e de Niro recebeu o Oscar.
Jared Leto
O ator e líder da banda Thirty Seconds To Mars já usou e abusou das transformações corporais. Para interpretar o assassino de John Lennon em “Chapter 27”, o ator engordou e ficou perto dos 100 kg. Já para fazer o papel de uma transexual com aids em “Dallas Buyers Club”, ficou com quase a metade do peso, 51,7 kg. Apesar de ter ganhado o Oscar por esse papel, Jared acabou sofrendo de gota (doença caracterizada pela produção excessiva do ácido úrico ou pela ineficiência na eliminação da substância pelo organismo).



