As tradições para o Ano Novo

0
56

Já estamos perto da contagem regressiva para a chegada de 2019.  E a passagem de Ano, para muita gente significa encerrar um ciclo para iniciar outro. Para muitos, é o momento de fazer promessas, seguir rituais. Algumas tradições para a virada do ano são muito populares.

Roupa Branca – a cor branca simboliza a paz, e roupas dessa cor eram obrigatórias em rituais de tribos africanas, onde o objetivo era se conectar a uma energia superior e, assim purificar o espírito.

Pé direito – Na Escócia e na Grécia, o “pé direito” é uma antiga tradição. A primeira pessoa que entra na sua casa pode trazer sorte ou azar. É bom que entrem primeiro amigos e parentes, sempre com o pé direito e nunca com as mãos vazias.

Comer lentilha – a lentilha é um dos alimentos mais consumidos na ceia de réveillon. Muita gente acredita que ela pode trazer sorte e fazer com que a passagem do ano seja repleta de boas energias.

Comer romãexistem várias simpatias com semente de romã, e todas são para atrair prosperidade e fartura. Os mais supersticiosos acreditam que comer romã na virada do ano pode atrair muito dinheiro, principalmente, se as sementes não forem mastigadas e sim embrulhadas num papel ou plástico, para que no dia de Reis (06/01), sejam guardadas na carteira.

Comer uvas – na Espanha e muitos outros países de língua espanhola, as pessoas começam o ano novo saboreando a fruta. A crença diz que comer doze uvas à meia-noite trará doze meses de felicidade e prosperidade. As uvas não podem ser comidas a qualquer momento: ao toque dos últimos 12 segundos do ano se come uma uva a cada segundo.

Não comer aves – As aves ciscam para trás e come-las na virada do ano pode fazer com que a vida fique estagnada e que os projetos não vinguem. Para não correr riscos, a dica é comer os alimentos que todos costumam dar sorte.

Lingerie colorida – as cores da lingerie são utilizadas durante a virada de ano para atrair energias que favorecem determinado setor da vida. Conforme acreditam os supersticiosos, cada cor tem um significado específico. O branco para atrair paz, o rosa para trazer amor, o amarelo para dinheiro, o verde que representa esperança e o azul para atrair prosperidade e sucesso.

Pular – Os dinamarqueses começam o ano pulando de uma cadeira a meia-noite. No Brasil, quem está perto do mar, pula sete ondas ao mesmo tempo que pedem sete desejos.

Folha de louro na carteira – na Idade Média, o loureiro era a planta que representava a fortuna, a prosperidade e o sucesso. Por este motivo, os povos incluíam o louro na maioria de suas confraternizações. A tradição na virada do ano, é colocar uma folha de louro com uma nota de dinheiro na carteira e guardá-los. No último dia do ano, o dinheiro deve ser doado para alguém e a folha jogada em água corrente.