por Adriana Marques
Imagine o que aconteceria se você precisasse conviver com alguém que falasse um idioma que você não entende. Por exemplo, se você falasse e entendesse Português e a outra pessoa, Chinês. Provavelmente você não se faria entender muito bem… e também não teria capacidade de captar exatamente a mensagem da outra pessoa.
Já imaginou o tamanho da confusão e quantos “mal entendidos” ocorreriam?
A linguagem é o meio que os seres humanos têm de produzir e compreender as várias manifestações da comunicação. É o conjunto de elementos que envolvem desde sons até gestos que possibilitam a interação entre duas pessoas.
De acordo com o especialista e estudioso em relacionamentos Gary Chapman, existem cinco linguagens básicas pelas quais o amor é expressado e compreendido. Segundo Gary, cada indivíduo nasce com uma maneira de reconhecer, valorizar, receber e dar amor.
A tentativa de demonstrar o amor por meio de determinada linguagem para alguém que possui uma linguagem diferente da usada é a mesma coisa que falar português com alguém que nunca teve contato com a Língua Portuguesa.
E qual seria o caminho para facilitar a convivência e fortalecer os laços com pessoas especiais? O primeiro passo é entender que, em se tratando de relacionamentos felizes e saudáveis, tão importante quanto amar é o outro se sentir amado.
Para expressar seu amor e ter o reconhecimento do outro em relação a isso, é fundamental identificar a sua própria linguagem de amor e também perceber qual a linguagem alheia que é mais relevante.
Todo ser humano é único. Por isso mesmo, cada um de nós tem suas próprias particularidades. A partir do momento que passamos a observar aqueles que nos cercam — sua forma de agir e se expressar — temos a possibilidade de construir uma comunicação muito mais eficiente e assertiva, que pode gerar mais harmonia e bem-estar.
Existem 5 principais formas que utilizamos para nos expressar e também reconhecer o amor quando o assunto é relação interpessoal.
- Palavras de afirmação
São sentenças que expressam elogios como “O seu vestido é lindo”, afirmações como “Você faz isso melhor que qualquer outro” e incentivos como “Vai dar tudo certo”.
Existem pessoas que utilizam este tipo de linguagem para expressar o seu amor por alguém e aqueles que se sentem altamente valorizados quando escutam frases como estas.
Então, se você conhece alguém que tem essa linguagem como dominante, não poupe reconhecimentos verbais. Agradeça pelos trabalhos feitos, elogie a pessoa diariamente e expresse verbalmente o quanto a admira.
- Tempo de qualidade
Diz respeito à dedicação com exclusividade àqueles que você tem por perto. Conversas profundas, passeios, refeições sem distrações, assistir televisão juntos, ir ao cinema ou definir um momento na semana para um programa especial.
Com a correria e a quantidade de demandas que necessitam a nossa atenção diariamente, isso se torna um desafio permanente. Por isso, é fundamental ter foco absoluto no momento presente, mesmo que ele seja breve.
O importante é ficar perto e aproveitar o momento. Fazer alguma coisa juntos é o principal. Passar um tempo na companhia dessa pessoa mostra que você está se dedicando a ela. Ela se sente amada pelo fato de você abrir mão de outras coisas para fazer algo com ela.
- Presentes
Para aqueles que têm essa linguagem, o que menos importa é o valor financeiro. O amor pode ser expressado com uma flor, uma carta ou uma lembrancinha simples comprada em uma viagem. O importante aqui é o valor simbólico, uma vez que a pessoa que o recebe se sente valorizada.
Para as pessoas que se sentem amadas por meio desta linguagem, o fundamental é saber que o presente é de coração, com a intenção de agradar e “se fazer presente”, levando o outro a sentir-se lembrado, mesmo quando ausente.
- Atos de serviço
Para quem tem essa linguagem de amor mais intensa, aquilo que se faz conta mais que qualquer palavra. Atos como: lavar a louça, consertar a fechadura, auxiliar num trabalho, gentilezas que facilitem tarefas cotidianas, entre outros atos, demonstram à pessoa o quão importante ela é.
Quando nos propomos um serviço, mostramos que nos importamos com a pessoa e queremos ajudá-la. Essa atitude é o que transmite amor para quem tem Atos de Serviço como linguagem predominante.
- Toque físico
Beijos, abraços, mão no ombro, afagos, relações sexuais, toques suaves pelo corpo, andar de mãos dadas, massagem, entre outros gestos, representam essa linguagem do amor. Mais do que saber que o amor existe, as pessoas com essa linguagem mais evidente têm a necessidade de sentir fisicamente esse amor.
Demonstrar amor é um dos pontos cruciais em um relacionamento. Entretanto, cada pessoa ama e se sente amada de forma completamente diferente da outra. O que é tão importante para alguns, quase não faz diferença para outros.
Como descobrir a linguagem de amor de alguém?
O ponto essencial é observar o comportamento do outro. Existe uma tendência de fazermos para as outras pessoas o que queremos que façam por nós. Isso inclui a forma de demonstrar e perceber o amor.
Se você se sente amado de certa forma, existe uma grande chance de demonstrar o seu amor exatamente assim. Demonstrar aquilo que sente de uma forma que o outro entenda aumentará bastante as chances do seu relacionamento ser fortalecido e revigorado — seja ele qual for!



