Ano Novo Chinês 2021: o Ano do Boi

0
131

Começou nesta sexta-feira (12), o Ano Novo Chinês, que em 2021 será o Ano do Boi. De acordo com a filosofia chinesa, ele está relacionado com força, trabalho árduo, superação e esforço no empenho das realizações do cotidiano, onde a dedicação é uma virtude que desempenhará papel fundamental para que os frutos sejam colhidos. Neste Ano Novo, chineses e outros povos asiáticos comemoram a chegada do ano 4719.

O calendário chinês tem 12 meses lunares de 29 ou 30 dias, e os anos têm 354 ou 355 dias. Os anos são dedicados a 12 animais, que se intercalam: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco (ou javali). Essa relação com os animais vem do budismo. Na mitologia dessa religião, ao decidir como seria o calendário, Buda convocou uma reunião com os bichos. Mas só 12 apareceram para o encontro. Por isso, eles foram homenageados de acordo com sua ordem de chegada.

Os anos têm outras características definidoras: eles recebem o nome de um elemento (água, metal, terra, fogo e madeira). O ciclo que se inicia agora é o do metal. Há 60 combinações de animais com elementos distintos, e por isso há um ciclo zodíaco de 60 anos que marca o calendário chinês.

Nos países onde há comemorações do Ano Novo lunar, há feriados que variam de três a sete dias. Como superstição não  é recomendado lavar ou cortar o cabelo no primeiro dia e usar a cor vermelha, para garantir prosperidade.

O fim da comemoração é geralmente no 15º dia do mês lunar. É um dia em que os membros das famílias dão suas bênçãos uns aos outros, visitam parentes e amigos, e ocorre o chamado festival das lanternas.Pela segunda vez, o novo ano é marcado pela pandemia de Covid-19. O governo da China apelou às famílias para que a celebração ocorra de forma virtual. Ainda assim, há muita preparação para o feriado no país. As festas geralmente começam uma semana antes da data e as iluminações de lanternas e a ida a templos atraem muitas pessoas às ruas.

O Ano de Boi vai até 31 de janeiro de 2022, quando, a partir daí, o novo ano será gerido pelo Tigre.