SIM! Eles demonstram carinho!
Conheça os sinais que os gatos dão para dizer que te ama.
Observar a linguagem corporal dos gatos pode ajudar a compreendê-los melhor. O corpo dos felinos fala mais do que os sons que eles emitem. Listamos abaixo algumas maneiras de demonstração de amor que os gatos dão para os humanos.
Ronronar
O ronrom é um verdadeiro “eu te amo” na linguagem felina. Um sinal de relaxamento e tranquilidade.
Piscar lentamente os olhos
Para comunicar seu afeto, o gato pisca bem devagar como se estivesse com sono. É sempre bom, o tutor retribuir o gesto, para que o bichano saiba que o sentimento é recíproco.
Amassar pãozinho
Este comportamento é uma importante demonstração de afeto, pois remete a uma sensação de conforto e acalento. Está relacionado ao cuidado materno, já que o gatinho repete esse afofar quando está mamando.
Deitar com a barriga para cima
Desta maneira, o gato mostra o quanto confia na pessoa, pois é uma posição de vulnerabilidade — algo que os felinos não gostam muito de transparecer. Também é uma forma de pedir carinho.
Procurar a companhia e receber o tutor quando chega em casa
Os felinos buscam a companhia do tutor quando se sentem seguros com ele. E, recebê-lo quando chega em casa, é uma maneira de dizer que está feliz em vê-lo.
Movimentar a cauda
Quando um gato deixa o rabo na vertical, levemente curvado na ponta, demonstra carinho. Tremer a cauda indica animação e alegria.
Dar lambidas
Se o felino estende o ritual de higiene ao humano, ele está dizendo que tem confiança e atenção por aquela pessoa.
Dormir em cima do tutor
É uma forma de trocar odores, sinalizando que o humano é parte do grupo. E, nada melhor do que dormir com quem a gente ama.
Fazer contato visual
Receber um olhar fixo de um gato é um privilégio. Os bichanos só encaram as pessoas que gostam.
Trazer presentes
Pode ser um brinquedinho ou algo que conquistou durante uma caça. É uma maneira de presentear a pessoa que ama.