Acupuntura – uma das mais antigas formas da prática medicinal na história da humanidade

0
276

Os benefícios desta terapia milenar chinesa

A acupuntura é uma das mais importantes e respeitadas técnicas da medicina tradicional chinesa. Há várias décadas, seus diversos benefícios foram sendo atestados pelos ocidentais, e a procura por esse tratamento é crescente. Atualmente, a acupuntura é considerada especialidade médica em diversos países, como no Brasil e nos Estados Unidos, onde a prática é regulamentada em 46 estados. Para aplicar a terapia milenar chinesa, o profissional precisa fazer um curso para receber o diploma da Comissão Nacional de Certificação para Acupuntura e Medicina Oriental (NCCAOM). O método da acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, para obter diversos benefícios terapêuticos.

Dores de cabeça: várias pesquisas comprovaram que a técnica da acupuntura é eficaz para combater e prevenir dores de cabeça, pois age como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular. Há relatos de um tratamento eficaz de diversas pessoas que sofreram por anos com enxaquecas e cefaleias.

Ansiedade e estresse: o tratamento produz o efeito de bloquear a produção de hormônios, como o cortisol, que são disparados em situações estressantes. Além disso, a acupuntura ajuda a liberar hormônios como a endorfina e a serotonina. Esses hormônios produzem relaxamento e sensação de bem-estar, que ajudam no combate da ansiedade.

Dores nas costas: a técnica da acupuntura oferece um alívio para quem sofre com dores crônicas nas costas. As pesquisas mostram que a maioria das pessoas que recorrem ao tratamento é para tratar dessa enfermidade.

Menopausa: a diminuição nos níveis de estrogênio produz os temidos calorões que as mulheres sentem quando estão na menopausa. A acupuntura estimula estruturas do cérebro que coordenam as funções hormonais, fazendo com que esses calorões sejam controlados.

Sintomas da TPM: muitas mulheres sofrem com as cólicas, mudanças de humor, inchaço e dores de cabeça durante o período pré-menstrual. A acupuntura ajuda a regular o sistema nervoso e endócrino e a melhorar o funcionamento do fígado, o que tem ligação com a TPM.

Vários tipos de dores: além das dores nas costas e na cabeça, a acupuntura também é importante aliada para combater dores crônicas e agudas, como tendinite, joelho, pescoço, artrite e dor no túnel do carpo.

Alergias: uma pesquisa feita na Alemanha e publicada no periódico Annals of Internal Medicine revelou que muitos alérgicos que realizaram tratamento com acupuntura apresentaram significativa melhora.

Tempo de tratamento

O tempo de duração do tratamento depende de muitos fatores, entre eles o tipo de problema e a resposta de cada organismo. Geralmente, as dores agudas são resolvidas em poucas sessões. Já as crônicas necessitam de mais tempo, apesar de a melhora ser sentida no começo.

Recomendações

Para fazer acupuntura, não há restrição de idade. Mas vale ressaltar que as pessoas que sofrem de alterações na coagulação sanguínea não podem fazer o tratamento.

Dica importante

Antes de iniciar qualquer tratamento, é necessário checar a formação e as referências do profissional que vai aplicar a técnica milenar chinesa. Também é de extrema importância verificar a assepsia do local e os cuidados com as agulhas, que, obviamente, deverão ser descartáveis.