A marca histórica de 100 edições em um novo mundo – na revista Facebrasil 100

0
48

A marca histórica de 100 edições em um novo mundo

por Marco Alevato

Chegamos ao número 100. Tudo igual, mas, ao mesmo tempo, diferente. No dia que escrevi o número 1  — o primeiro editorial que iniciou a história da Facebrasil  — eu jamais imaginei o que aconteceria 100 edições depois. Em que mundo viveríamos, em que situação a Facebrasil e eu propriamente dito, estaríamos. 

Sabe aquela pergunta: “O que você vai estar fazendo em 10 anos?” Posso confessar que eu não planejava que a Facebrasil se tornasse uma obra de longa história. Imaginava que faríamos sucesso e, principalmente, conquistaríamos o  respeito de nossos patrocinadores e de nossos leitores. 

Como está o mundo 10 anos depois que começamos a saga da Facebrasil? Posso garantir que diferente, mas não tão diferente que não possa ser reconhecido numa noite escura e chuvosa. Continuamos com as diferenças raciais, de distribuição de renda, o desrespeito pelo trabalho, a falta de paciência. 

São tantas as semelhanças nestes 10 anos que eu passaria a edição toda escrevendo sobre isso, mas prefiro me prender as mudanças. Nossa comunidade está mais ativa com diversas iniciativas, temos mais gente se preocupando com o amanhã. De nossos anunciantes nessas 100 edições, destaco a Florida Christian University (FCU),  que anunciou conosco por todas as edições, não só a faculdade que hoje é um grande centro de ensino, como os outros empreendimentos de sucesso comercial.  Sempre acreditando em seu potencial e no poder da comunicação ética e coerente. 

Não posso deixar de destacar também que no curso desta edição, a Covid-19 se mantém presente em nosso dia a dia, tendo matado um número enorme de pessoas pelo mundo, um número maior que muitas guerras. Essa guerra contra a pandemia ainda está no início, seus desdobramentos são imprevisíveis, mas estamos aqui e estaremos na edição 200 e quando chegar, na 1000. Aí sim vou olhar e dizer: somos a comunidade, fazemos parte do DNA, somos e motivamos a criação desse Brasil que tem tudo para dar certo. A Facebrasil somente tem essa função, que é a de fazer nosso sonho imigrante dar certo. 

Para isso, nessa edição trazemos uma matéria especial sobre o mundo novo que estamos descobrindo, com destaque para home office, videoconferência, comércio on-line como as estratégias dos mercados de trabalho e negócios. Sob o olhar da Dra. Lilian Alevato, a importância da telemedicina em tempos de pandemia. Também explicamos como usar as máscaras corretamente. Na seção sustentabilidade, o interessante artigo de Giovanni Alevato sobre os efeitos das mudanças climáticas, a Covid-19 e a política. As boas-vindas vão para a conceituada advogada Izi Pinho que passa a fazer parte do nosso quadro de colunistas e vai nos atualizar sobre assuntos imigratórios. E tem muito mais nas páginas da Facebrasil número 100. A informação sempre foi e sempre será o melhor remédio para qualquer doença física, social ou espiritual. 

Obrigado por seu apoio e boa leitura!