A forma como nos expressamos e como ela afeta a busca por nossos ideiais

0
156

Podemos perceber hoje, principalmente se tratando de Brasil, que as pessoas têm discutido bastante nas redes sociais, e até mesmo nas ruas, os rumos que a política e a economia do país vêm tomando.

Essa ampla discussão e exposição de opiniões tem me chamado bastante a atenção para um fato: os brasileiros têm começado a perceber a importância da expressão de suas ideias para a conquista de uma vida melhor.

Cada ser humano tem sentimentos, opiniões e ideais que são diretamente relacionados às suas características pessoais e suas vivências cotidianas.

Porém, pelo contexto histórico, pela forma como a pessoa foi criada e pela própria personalidade, muitas acabam por internalizar essas suas opiniões, ideais e sentimentos, tornando-se pessoas reprimidas, vivendo conforme as regras impostas pelo seu meio social.

Isso acaba causando um sofrimento nesse indivíduo, que, por internalizar seus desejos, passa a ter dificuldades de buscar uma vida mais feliz.

Porém, podemos mudar isso!

E a melhor forma é por meio da nossa expressão.

Claro que, muitas vezes, nossa ideia para a busca de um país melhor, de um relacionamento mais feliz ou de uma vida saudável é diferente da de outras pessoas, o que acaba por causar conflitos.

Por isso, é essencial que nos expressemos, sim, porém, com respeito às opiniões dos outros e com paciência para ouvir o que o outro tem a dizer.

Isso porque, muitas vezes, tais atitudes podem nos fornecer ferramentas pacíficas na busca dos nossos ideais.

É muito gratificante ver que cada vez mais as pessoas têm expressado suas preocupações e desejos por um futuro melhor e formulado ações para a conquista de seus ideais. É isso que faz com que as mudanças aconteçam.

Marina Bittencourt é enfermeira, mestre e doutoranda em Cuidado em Saúde pela USP. Ama a pesquisa, pois acredita que com ela poderemos alcançar um mundo melhor.

Revista Facebrasil – Edição 50 – 2015
A revista mais lida pelos brasileiros na Flórida