0
144

Husky Siberiano – o charmoso cão da neve

Dono de comportamento sociável e extrovertido, o husky siberiano chama atenção pela beleza, especialmente pela cor dos olhos. A raça foi desenvolvida por um povo chamado chukchi, da região Yakutsk, na Sibéria. O local é extremamente frio, por isso, esse cão desenvolveu grande resistência a baixas temperaturas.

No passado, o husky siberiano era usado para puxar trenós com cargas pequenas e médias em locais onde havia gelo e neve. Essa tradição é mantida até hoje em alguns lugares, o que faz o cão ser considerado trabalhador. Mas a raça se espalhou pelo mundo, e atualmente a maioria serve apenas como animal doméstico.

Cães admirados

Os primeiros huskies que chegaram ao continente americano foram para o Canadá, depois para os Estados Unidos. Em 1925, no Alasca, cães dessa raça foram considerados heróis, pois percorreram cerca de 500 quilômetros transportando soro para ajudar a população, que estava sofrendo em virtude da difteria. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos huskies trabalharam em equipes de busca e salvamento do Exército americano, o que gerou grande admiração do povo.

Pensando em ter um husky siberiano?

Para quem tem vontade de adquirir um cão dessa raça, é importante destacar que ele adora a companhia de pessoas e outros animais, é dócil e brincalhão. Ele não gosta de ficar sozinho por muitas horas. O husky siberiano gosta de caminhar e ter espaço para ficar solto e correr. Como é avesso ao calor, não é indicado para locais muito quentes. Ele solta muitos pelos, que precisam ser escovados uma ou duas vezes por semana. É um cão que late pouco, mas alguns gostam de uivar, são bem teimosos, e, se for necessário, o adestramento vai corrigir esses comportamentos. Os huskies têm expectativa de vida entre 11 e 13 anos e não costumam ter muitos problemas de saúde.

Macho                                                                   Pelos

Altura – 53 a 60 cm                                                Grossos e densos

Peso – 19 a 27 kg                                                  Em várias cores

Fêmea                                                                 Olhos

Altura – 50 a 55 cm                                               Azuis – na maioria

Peso – 15 a 23 kg                                                 Podem ser castanhos

Teste de DNA revela por que o husky siberiano tem olhos azuis

Os pesquisadores Adam Boyko e Aaron Sams, da Embark Veterinary, analisaram o DNA de 6 mil cães e descobriram que uma duplicação no cromossomo 18 perto do gene ALX4 está fortemente associada aos olhos azuis no husky siberiano. Os resultados foram publicados em outubro de 2018 na revista PLOS Genetics.