0
232

Excesso de peso e dores nos pés

por Dra. Lilian Alevato

Muitas pessoas que estão acima do peso sentem, depois de uma rápida caminhada, fortes dores nos pés. Isso ocorre porque o excesso de peso aumenta a sobrecarga na estrutura óssea e nas articulações. Os pés, que têm a função de sustentar e equilibrar o corpo, acabam recebendo um impacto muito grande.

Esporão do calcâneo – o peso do corpo é amortecido por uma camada de gordura que fica sob o calcanhar e pela fáscia (uma porção de tecido fibroso). Com o excesso de peso, os tecidos moles em torno do osso calcâneo inflamam, como também os tendões e músculos que estão na parte anterior a esse osso. A inflamação acaba calcificando e gera dores intensas e muita dificuldade para andar.

Fascite plantar – um problema de origem mecânica caracterizado pela inflamação do tecido fibroso que envolve a planta do pé. O excesso de peso está entre as principais causas.

Outros motivos das dores nos pés – o sobrepeso também pode levar a pessoa a ter inchaços constantes nos pés. Nesse caso, as causas precisam ser imediatamente encontradas, pois podem ser distúrbios circulatórios nas artérias ou nas veias e linfedema (acúmulo de linfa nos tecidos devido à obstrução de vasos linfáticos).

Não ignore o problema – quem sente dores constantes nos pés não pode simplesmente deixar o problema de lado. No caso do esporão do calcâneo, é possível aliviar as dores com aplicação de gelo no local, remédios que reduzem a inflamação e alongamentos musculares.  Para atenuar a dor da fascite plantar, recomenda-se repouso e aplicação de gelo no ponto da dor, pois isso estimula a circulação sanguínea. Mas seja qual for o caso, buscar ajuda profissional é imprescindível. Só um médico pode fazer uma avaliação criteriosa dos pés e definir o tratamento adequado.

Um estudo da Universidade de Stony Brook, em Nova York, constatou que pacientes acima do peso sentem 20% mais dores dos que estão com o índice de massa corpórea (IMC) adequado. A porcentagem aumenta em casos mórbidos, e pode chegar a 200%.