0
87

A primeira impressão é a que fica!

A primeira impressão é fundamental porque faz toda a diferença nas relações interpessoais que estão em fase inicial. Seja em entrevistas de emprego, seja no primeiro dia no novo trabalho, seja quando se conhece uma pessoa especial, seja ao chegar a um lugar diferente dos que costuma frequentar, uma boa primeira impressão contribui genuinamente na construção dos relacionamentos. Especialistas no assunto afirmam ser preciso menos do que três minutos para que o cérebro formate um conceito sobre alguém que acabamos de conhecer. Pode até ser que você tenha uma segunda chance para causar uma boa impressão, mas a primeira imagem criada mentalmente é a que costuma ficar registrada. De acordo com estudos sobre o comportamento humano, a primeira impressão tem como base duas principais questões, ainda que inconscientes: o quanto a pessoa é confiável e o quanto ela é competente.  Uma boa primeira impressão facilita o surgimento de oportunidades e permite que novas relações sejam construídas de forma positiva. E isso depende não apenas da aparência física, como também das atitudes e comportamentos adotados. Para ajudá-lo nessa questão, seguem algumas dicas poderosas!

1. Seja gentil – Seja qual for o ambiente, a gentileza é fundamental. Pessoas gentis despertam simpatia e quebram possíveis resistências alheias. Todo mundo gosta de ser tratado bem, com cordialidade e carinho.

2. Abra espaço – Construa um ambiente que deixe o outro confortável. Você pode fazer perguntas que estimulem desdobramentos e conexão, mas permita que a pessoa guie a conversa. Tomar a palavra desde o começo pode demonstrar arrogância e prepotência. A confiança é criada quando as pessoas se sentem compreendidas e apoiadas e compartilham suas histórias e suas percepções.

3. Pratique ouvir – Ouvir com atenção significa se concentrar no que o outro está falando, ao invés de planejar o que você vai dizer em seguida. Fazer questionamentos que estejam relacionados ao assunto é uma ótima maneira de demonstrar que está realmente prestando atenção. Em se tratando de um primeiro contato, evite dar conselhos ou apontar soluções. Foque em construir um ambiente em que a pessoa se sinta apoiada, respeitada e valorizada!

4. Use mais do que palavras – Seu corpo, mais do que suas palavras, expressam o que você quer dizer. Por isso, tenha consciência do impacto dos seus gestos e suas expressões. Utilize um tom de voz adequado, que não seja nem alto, nem baixo. Demonstre interesse, descruze os braços, mantenha contato visual e incline-se na direção de quem estiver falando. Essas são formas muito efetivas de usar sua linguagem corporal e vão fazer toda a diferença!

5. Esqueça o telefone – É impossível estar totalmente presente e monitorar seu celular ao mesmo tempo. Nada pode ameaçar mais a construção de confiança do que os inúmeros desvios de atenção para checar mensagens ou redes sociais durante uma conversa. As interações são muito mais ricas e eficazes quando se está imerso no assunto. Lembre-se: até uma checada rápida no celular vai demonstrar que a pessoa não está sendo sua prioridade, portanto, dê toda a atenção possível ao seu interlocutor!

6. Reserve espaço para a informalidade – Ninguém quer falar sério o tempo todo! Se não houver espaço para uma brincadeira ou amenidade, o papo pode acabar ficando pesado demais, e isso também vai ameaçar a construção de uma boa primeira impressão. Repare nas preferências e nos interesses da pessoa e tenha isso como gatilhos para a informalidade. Essa é uma forma de gerar conexão. Apenas tome cuidado para não entrar em assuntos que sejam delicados, como política, futebol e religião! Se isso acontecer, o efeito será totalmente contrário.

7. Cuide da sua aparência – Aparência não está relacionada somente ao estilo de roupa de sua preferência. Ela inclui os detalhes e cuidados com cabelos, unhas, maquiagem e acessórios. É essencial que você reflita sobre todos os detalhes e se adeque a cada situação que tiver que vivenciar. Entrevistas de emprego exigem uma aparência diferente de uma festa de gala. Na dúvida, nada de exageros com maquiagem ou acessórios, mas tenha higiene e cuidados pessoais impecáveis em qualquer situação.

8. Demonstre domínio e conhecimento – É importante que você esteja preparado para interagir em qualquer que seja o novo ambiente. Por isso, leia bastante e pesquise sobre os assuntos que sejam do interesse daqueles que estarão no ambiente. Essas informações vão ajudá-lo a desenvolver uma conversa que envolva a todos, e isso vai contar muitos pontos a seu favor. Caso vá para algum evento ou reunião que tenha assuntos específicos a serem abordados, busque informações sobre os temas, pois isso vai lhe permitir trocar ideias e experiências com os demais.

Atenção: não fale sobre o que não conhece!!! Questione, de forma gentil, sobre assuntos que você não domina. Aproveite a chance para aprender mais com quem pode lhe trazer novos conhecimentos!