0
150

Por Dra. Lilian Alevato

Vegano X vegetariano

Estatísticas mostram aumento expressivo no número de pessoas que se tornaram veganas ou vegetarianas nos últimos anos. Vamos entender as diferenças.

Veganos

Os veganos não consomem nenhum tipo de produto de origem animal ou que envolva animais na produção. Além de não comerem carne, leite e derivados, ovos ou mel, não utilizam cosméticos e produtos de limpeza que tenham compostos de origem animal ou que tenham sido testados em animais; não usam itens do vestuário, como lã, seda ou couro; não frequentam locais como circos, zoológicos ou parques em que animais são usados como forma de lazer ou diversão; e não compram animais de estimação, apenas adotam animais resgatados. O vegano é um ativista e não aceita nada que faça um animal sofrer.

Vegetarianos

Os vegetarianos não comem carne, leite e derivados, ovos ou mel, seja pelos animais, seja pela saúde, pelo meio ambiente ou por outros motivos. Esses são os vegetarianos restritos e com hábitos alimentares iguais aos dos veganos.

Só que, dentro do vegetarianismo, há os ovolactovegetarianos, que não comem carne, mas consomem ovos, leite e todos os demais derivados. Há também os lactovegetarianos e os ovovegetarianos – pessoas que consomem ovos ou leite, respectivamente, e cortam os demais produtos de origem animal da alimentação.

Pensando em aderir?

Esse tipo de alimentação traz muito benefícios para a saúde. Estudos populacionais que comparam grupos vegetarianos e não vegetarianos com estilo de vida semelhante evidenciam que os vegetarianos têm menor incidência de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão, cardiopatia isquêmica e diversos tipos de câncer. Mas, para mudar a rotina alimentar, é importante buscar a ajuda especializada de um nutricionista, endocrinologista ou nutrólogo, para falar sobre as substituições dos alimentos que deixarão de ser consumidos.