0
120

14 de fevereiro – Happy Valentine’s Day

Celebrar o amor

Tudo começou com São Valentim, ainda no século III. O bispo não obedeceu às ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes, e continuou a celebrar os matrimônios. Por causa disso, ele foi condenado à morte. Mas enquanto estava preso, Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro que, milagrosamente, recuperou a visão. Antes de ser executado, ele enviou uma carta de amor à moça assinando “do seu Valentim” – o que originou o hábito de enviar cartões para a pessoa amada no dia 14 de fevereiro, data da morte dele. No século V, o papa Gelásio instituiu o Dia de São Valentim, como símbolo dos namorados.

Mas por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil e em fevereiro no resto do mundo?

O motivo é exclusivamente comercial. A ideia veio do publicitário João Doria, em 1948. Ele foi contratado por uma loja para melhorar o resultado das vendas em junho e criou uma campanha para a troca de presentes. O dia 12 foi escolhido como o Dia dos Namorados, por ser véspera da celebração de Santo Antônio, famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.

O dia mais romântico do mundo

Nos Estados Unidos, o “Valentine’s Day” rende um faturamento considerável. De acordo com a National Retail Federation, a expectativa é de que a data mais romântica do ano traga US$ 20,7 bilhões para a economia americana este ano.