80’s – Década que não conseguimos esquecer – na revista Facebrasil 77

0
37

80’s – Década que não conseguimos esquecer

É comum nos lembrarmos do passado com muito saudosismo. Independentemente da década, sempre há muitas lembranças interessantes. Porém, quando o assunto é relembrar os bons momentos que passaram, a década de 80 é um fenômeno, muito mais citada, por exemplo, que a de 90 ou a de 70.

Vários filmes e séries feitos na atualidade retratam a década de 80. Programas musicais, documentários sobre aquela época também chamam muita atenção, fazendo-nos refletir: afinal de contas, por que esses anos não saem de nossa memória?

Perguntamos a várias pessoas o que mais elas lembram sobre os anos 80, e as principais respostas foram:

Música

A década de 80, sem dúvida, foi privilegiada em termos de música. Foi nela que se consagraram astros do pop como Michael Jackson (em carreira solo) e Madonna, além de várias bandas de rock como Guns n’ Roses. No Brasil também foi uma época muito rica musicalmente. Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Titãs, RPM, Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, e muitos outros grupos, explodiram nas rádios FM e nos videoclipes. Também vale lembrar as músicas românticas que embalaram muitos namoros e que começavam nos bailinhos de escola ou até mesmo de garagem nas festinhas de aniversário.

Cinema

Nos anos 80, houve um salto de qualidade em termos de efeitos especiais. Filmes de aventura e ação, como “ET”, “Rambo”, “Indiana Jones”, “Rocky’ e outros viraram febre entre crianças e adolescentes. Por falar em adolescente, várias comédias românticas feitas nessa década viraram clássicos, como “Curtindo a Vida Adoidado”, “Namorada de Aluguel” e “Clube dos Cinco”. Filmes de terror também fizeram grande sucesso, como as várias continuações de “Sexta-Feira 13”, “A Hora do Pesadelo” e “A volta dos Mortos Vivos”.

Videogame

Apesar de terem surgido nos anos 70, foi na década de 80 que eles se popularizaram, e há um nome que não consegue ser dito sem arrancar suspiros de quem era criança ou adolescente: Atari. A marca mais famosa na época foi responsável por fazer milhões de crianças se divertirem por horas e horas jogando Enduro, River Raid, Pac-Man e Pitfall.

Roupas e estilo

Está certo que, olhando hoje, vemos que algumas roupas e estilos eram bem exagerados, mas na época todo mundo curtia. Maquiagem forte, cabelos com muito laquê ou estilo moicano, roupas bem coloridas e largas.

Videolocadoras

A popularização do videocassete trouxe o cinema para dentro de casa e fez surgir um novo hábito nos anos 80: a ida a uma locadora para pegar os lançamentos.

Namoro

Quem teve sua primeira paixão nos anos 80 lembra que os namoros eram bem diferentes do “ficar” dos dias atuais. Havia mais romantismo e compromisso. As cartinhas de amor, o beijo, abraço ou mesmo o simples caminhar de mãos dadas era algo muito mais marcante do que vemos hoje. Quem viveu essa época lembra, e agora está suspirando…

Política

Foi uma década importante para o Brasil, com o fim da ditadura militar, e, para o mundo, com a queda do Muro de Berlim, em 1989. Fatos relevantes que nos fizeram respirar um pouco mais tranquilos.