0
84

Nona Soccer Academy

Um trabalho que vai além de ensinar crianças a jogar futebol. Como o próprio slogan diz – “Futebol é só a metade da nossa história” –, na Nona Soccer Academy os alunos estão verdadeiramente inseridos numa comunidade.

Como tudo começou

Era 1998 quando Fábio Silva desembarcou em terras americanas com as chuteiras nas mãos – e pronto para o futebol. O jovem de 18 anos tinha acabado de perder o pai, a sua grande referência. O jogador que atuou em grandes times no Brasil terminou o ensino médio nos Estados Unidos batendo o recorde de gols feitos por qualquer jogador em uma High School nos últimos 30 anos. Feito que garantiu a ele uma bolsa integral de estudos na universidade da Central Florida, onde se formou em hotelaria e turismo. Mas, ao terminar o curso na UCF, em 2005, ficou cinco anos sem tocar numa bola de futebol. Fábio não imaginava, naquela época, que ainda tinha um grande caminho para desbravar no esporte.

Foram os filhos dele que reacenderam aquela luz que ficara apagada por um curto período. “Os meninos queriam jogar bola. Eu fui procurar um bom local e senti a necessidade de uma escola próxima da comunidade e com foco nas crianças mais novas”, conta o ex-jogador. Ele resolveu, então, montar um time para os filhos jogarem. Avisou os amigos pelas redes sociais e, no mesmo dia, tinha 18 crianças inscritas para fazer as aulas. Pouco tempo depois, já eram 70 crianças. E no dia 1º de novembro de 2016, foi aberta oficialmente a Nona Soccer Academy.

Em pleno crescimento

A academia de futebol que nasceu para que os filhos de Fábio pudessem praticar o esporte passou a registrar altos índices de crescimento. Hoje, pouco mais de dois anos depois da inauguração, já são 205 crianças com idades entre 4 e 12 anos que participam dos programas recreativo, competitivo e after school. As aulas acontecem nos campos da Lake Nona Middle School e Inovation Middle School, alugados durante todo o ano. Profissionais de ponta trabalham a parte técnica e tática. “Tomo bastante cuidado na hora de contratar um coach. Todos os meus técnicos são licenciados e têm cursos de primeiros socorros”, conta com orgulho o CEO da Nona Soccer Academy.

Para 2019, os planos de Fábio Silva são ainda mais ambiciosos: “O nosso objetivo é chegar a 500 crianças. Eu quero fazer de Lake Nona o centro do futebol na Flórida”.  Para isso, foram firmadas parcerias com o Drive Shack e com a USTA (United States Tennis Association) para a criação do Lake Nona Sports District, que vai abranger os três esportes – golfe, tênis e futebol.

O gol de placa da Nona Soccer Academy foi a conquista do patrocínio do hospital Nemours, referência em atendimento infantil. A partir de janeiro de 2019, os alunos da escola de futebol vão participar de um projeto de visitas às crianças internadas. “O Nemours tem vários parques dentro do hospital, que eles chamam de jardins suspensos, e as crianças que não podem sair brincam nesses espaços. Vai ser um trabalho social bem importante”, explica Fábio Silva. A parceria com o hospital também garante atendimento médico durante os torneios realizados pela academia de futebol.

No dia 22 de janeiro de 2019, começa a liga recreacional da Nona Soccer Academy, na qual os alunos vão participar de disputas internas. Serão no mínimo oito jogos com os play-off, antes de chegarem ao pódio para a conquista das medalhas. Os torneios vão ser realizados de janeiro a março, março a maio e em agosto.

Nona Soccer Academy – O futebol da comunidade.

Serviço:

@nonasocceracademy  / www.nonasocceracademy.com / +1 (407) 256-1070