O Dia Internacional da Mulher é uma comemoração global para celebrar os avanços econômicos, políticos e sociais das mulheres – além de destaca as etapas que ainda precisam ser feitas para alcançar a igualdade de gênero.
Como começou
O Dia Internacional da Mulher teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.
A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.
Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havia 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade.
A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 — então, neste ano, estamos tecnicamente comemorando o 111º Dia Internacional das Mulheres.
Mas o Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data.
E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.
Por que 8 de março?
A proposta de Clara de criar um Dia Internacional da Mulher não tinha uma data fixa.
A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram “pão e paz” — e quatro dias após a greve o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.
A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — e é quando é comemorado hoje. (com informações BBC)
Como foi comemorado o Dia Internacional da Mulher em 2023
Diversas manifestações no Dia Internacional da Mulher destacam questões que afetam as mulheres em todo o mundo. (com fotos via g1)
Uma dançarina se apresenta na véspera do Dia Internacional da Mulher durante o Fórum Mulheres da Paz das Fortificações Históricas do Porto de Esseouira na costa atlântica de Marrocos — Foto: FADEL SENNA / AFPMulheres participam de uma manifestação para marcar o Dia Internacional da Mulher, em Lahore, Paquistão, quarta-feira, 8 de março de 2023. — Foto: (AP Photo/K.M. Chaudary)Manifestantes marcham até a Praça Taksim para marcar o Dia Internacional da Mulher em Istambul, Turquia, 8 de março de 2023 — Foto: REUTERS/Kemal AslanMulheres indígenas aimarás chegam em barcos no Lago Titicaca das ilhas flutuantes de Uros para participar de uma marcha marcando o Dia Internacional da Mulher em Puno, Peru, quarta-feira, 8 de março de 2023. — Foto: (AP Photo/Juan Karita)Manifestantes participam de uma manifestação do Dia Internacional da Mulher, enquanto as mulheres fazem greve para exigir o fim da violência doméstica e racista, das guerras e da cultura machista predominante no país, em Milão, Itália, 8 de março de 2023 — Foto: REUTERS/Claudia GrecoEm Pristina, no Kosovo, as mulheres participam de uma manifestação pela igualdade de gênero e contra a violência em relação às mulheres para marcar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2023. — Foto: Armend NIMANI / AFPOs manifestantes que apoiam os direitos das mulheres estão vestidos de vermelho enquanto formam uma cadeia humana no Dia Internacional da Mulher, em Tel Aviv, Israel, em 8 de março de 2023 — Foto: Jack Guez/AFPNa Coreia do Norte, pessoas comemoram o Dia Internacional da Mulher em Pyongyang em 8 de março de 2023. — Foto: KIM Won Jin / AFPMulheres celebram o Dia Internacional da Mulher mergulhando nas águas do estuário de Firth of Forth, em Edimburgo, Escócia, Grã-Bretanha, em 8 de março de 2023 — Foto: REUTERS/Alicia BruceMulheres seguram cartazes durante uma marcha para marcar o Dia Internacional da Mulher em Dublin, Irlanda, 8 de março de 2023 — Foto: REUTERS/Clodagh KilcoynePessoas participam de uma manifestação para marcar o Dia Internacional da Mulher em Berlim, Alemanha, em 8 de março de 2023 — Foto: REUTERS/Annegret HilseMulheres participam da celebração do Dia Internacional da Mulher no Estádio Mobolaji Johnson em Lagos, Nigéria, quarta-feira, 8 de março de 2023. — Foto: (AP Photo/Sunday Alamba)A Fonte de Cibeles é iluminada em roxo enquanto pessoas participam de um protesto para marcar o Dia Internacional da Mulher em Madri, Espanha, em 8 de março de 2023 — Foto: REUTERS/Juan MedinaPessoas participam de uma marcha para marcar o Dia Internacional da Mulher em Paris, França, 8 de março de 2023 — Foto: REUTERS/Benoit Tessier