0
67

The Beatles – um caminho histórico

Os garotos de Liverpool, no Reino Unido, com a sua banda “The Beatles”, marcaram a história do rock and roll – o estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no final da década de 1940 e início dos anos 50.

Foi em 1960 que John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison começaram a ser notados. No início eles tocavam em um pequeno pub, e não demorou muito para a banda explodir e influenciar toda uma geração. Em 1965 a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, condecorou os Beatles com a Ordem do Império Britânico.

Durante uma década, a banda The Beatles presenteou o mundo com canções maravilhosas, como “All You Need Is Love”, “Twist and Shout”, “Yesterday”, “Hey Jude”, “Yellow Submarine” e muitos outros sucessos que são tocados até hoje e apreciados por filhos e netos dos que viveram aquela época mágica.

O fim dos Beatles aconteceu em 1970, e os integrantes seguiram carreira solo. John Lennon emplacou vários sucessos e mergulhou no ativismo político, pedindo paz. A música “Imagine” tornou-se um verdadeiro hino dos pacifistas. Em dezembro de 1980, o genial artista, com apenas 40 anos, foi assassinado a tiros, na porta do prédio onde morava, em Nova York, por um fã com problemas mentais. McCartney também fez, e ainda faz, muito sucesso na carreira solo. Chegou a gravar com Michael Jackson. Ringo Starr mergulhou na carreira solo, lançou vários álbuns e segue se apresentando nos palcos. George Harrison fez muito sucesso e chegou a ficar no topo da Billboard por cinco semanas, em 1973. Ele faleceu em 2001, após lutar contra um câncer na garganta.

Os Beatles estarão para sempre na história da música e do rock and roll, porque, para os fãs, “o sonho jamais acabou”…