0
20

SUCO DE LARANJA

Um aliado ou vilão para a saúde ?

Durante alguns anos, muito se difundiu a informação de que suco de laranja tinha muita vitamina C, porém engordava. Quem nunca ouviu a frase “suco de laranja engorda”? Isso fazia com que muita gente que queria se manter ou perder peso evitasse tomá-lo. Mas a boa notícia é que estudos recentes feitos por universidades renomadas provaram que a  tese da laranja ser muito calórica é uma falácia, e que, na verdade, se o suco for tomado na quantidade certa, além de uma série de benefícios à saúde, ajuda até a emagrecer.

Umas das coisas mais importantes para usufruir de todos os benefícios da laranja é saber que o suco precisa ser natural, sem filtrar e sem adicionar açúcar. Aqueles comprados em garrafas, caixas, congelados ou concentrados perdem muitos nutrientes, pois são pasteurizados e contêm conservantes. É bom lembrar ainda que o bagaço e até a casca da laranja também são ótimos para a saúde.

Suco de laranja não engorda

As novas pesquisas demonstraram que o suco de laranja, além de não ser um vilão no processo de emagrecimento, pode ser grande aliado, por oferecer importantes ganhos nutricionais. E se o suco de laranja for tomado especialmente na parte da manhã, não fará com que a pessoa que está acima do peso engorde ainda mais. Isso porque, justamente pela manhã, nosso metabolismo trabalha com mais rapidez. Além disso, foi comprovado que o suco reduz a insulina no sangue, o que pode melhorar a metabolização da gordura e ajudar na redução das medidas corporais. O que não devemos fazer é tomar muitos copos de suco de laranja, pois a fruta contém frutose, que é um tipo de açúcar. Mas, com moderação, definitivamente, só trará benefícios.

Nutrientes

O suco de laranja é rico em vitamina C, vitamina A, tiamina, ácido fólico, potássio, fibras, proteínas, cobre, magnésio, flavonoides, hesperidina e outras vitaminas e minerais. A laranja é uma das frutas mais ricas em nutrientes para o nosso organismo.

Um copo de suco de laranja natural atende em mais de 200% a necessidade

diária de vitamina C do organismo

Benefícios para a saúde

Sistema imunológico: por ser rica em vitamina C, a laranja é ótima para o sistema imunológico. Pesquisas mostram que o consumo diário ajuda a prevenir e reduz os sintomas das gripes e resfriados.

Redução do colesterol: a laranja é rica em pectina, uma fibra que dificulta a absorção de colesterol no intestino.

Câncer: por conter muitos flavonoides, que são fortes antioxidantes que previnem alterações nas células, é aliada para evitar o câncer de mama. Também há estudos em andamento que podem confirmar que o suco de laranja preveniria câncer de cólon.

Pele:  o excesso de vitamina C na laranja ajuda a formar o colágeno, que evita o envelhecimento precoce da pele, deixando-a com aspecto mais saudável e jovial.

Coração: por ser rica em antioxidantes, previne a aterosclerose, o que protege o coração.

Rins:  a laranja tem propriedades desintoxicantes para o corpo e aumenta a função dos rins.

Gastrite e úlceras gastroduodenais: o suco de laranja alivia o excesso de acidez gástrica e ajuda a curar úlceras.

Fígado: ao ser tomado entre as refeições, ajuda a combater a má digestão, a fermentação dos alimentos e o inchaço.

Insuficiência biliar: o suco de laranja é muito recomendado para quem tem esse problema, pois ajuda a produzir mais bile.