0
64

6 atitudes que podem afastar as pessoas de você

É muito raro encontrar quem não goste de ter companhia para conversar sobre diversos assuntos e compartilhar momentos da vida, mas, para alguns, é muito difícil desenvolver amizades duradouras – e nem sempre a culpa é dos outros. Certos comportamentos reiterados tornam difícil conquistar e manter uma boa vida social. Conheça quais atitudes mais afastam as pessoas.

1 – Fala muito, ouve pouco

Há muitas pessoas que, durante uma conversa, praticamente não dão brecha para que a outra fale. Ficar falando o tempo todo sobre suas façanhas, problemas, casos que presenciou é péssimo para cultivar uma amizade. Se você é do tipo que gosta de falar muito, mas quase não ouve, coloque-se no lugar do outro. Como se sentiria se fosse tentar contar um problema e a pessoa o interrompesse alguns segundos depois para dizer que o problema dela ainda é maior, ou você tentar contar sobre algo que ocorreu no trabalho e a pessoa cortar e emendar outro assunto totalmente distinto?  É importante falar, mas saber ouvir é imprescindível.

2 – Temperamento forte

É muito difícil cultivar amizades quando você se “esquenta” por qualquer coisa. A mania de querer dar “lição de moral”, discordar com veemência para fazer valer a sua opinião, não saber respeitar o pensamento do outro, se irritar por uma simples brincadeira, enfim, ser a pessoa classificada como geniosa, só o afastará dos outros. É muito importante frisar que não se trata de agir como um “cordeirinho”, e sim de não ser alguém que leve tudo a ferro e fogo – pois uma coisa é ter personalidade, outra é ser uma pessoa grosseira.

3 – Vitimização

Não é fácil conviver com quem só sabe reclamar dos problemas. Óbvio que, em um momento difícil, temos que desabafar com amigos, e eles com a gente, mas há pessoas que todo santo dia estão se queixando de algo – e até mesmo um simples contratempo já vira motivo para um drama terrível. Esse comportamento cansa os que estão a sua volta.

4 – Negativismo

A pessoa que pensa sempre que algo irá dar errado e externa isso também acaba cansando os amigos e os afastando. Imagine como é desagradável um grupo marcar uma viagem e um começar a dizer que não dará certo, ou então estar em uma roda bebendo ou jantando, mas os assuntos daquela pessoa serem sempre sobre fatos ruins… O ambiente fica carregado, e todos se sentem mal.

5 – Só falar sobre um assunto

Há pessoas que até têm conhecimento sobre um tema, mas não notam que tomam quase todo o tempo da conversa citando sempre o mesmo assunto. Por exemplo: alguém que gosta de um esporte ou de informática e fica sempre batendo na mesma tecla. Ainda que outros tentem mudar de assunto, ele retoma ao seu tema predileto e fica só nele.

6 – Gostar de se gabar

Todo mundo gosta de contar uma façanha que protagonizou, mas muito cuidado para não ser aquele tipo de pessoa egocêntrica que toda história que conta é sempre a melhor, a que resolve tudo, é a mais inteligente, etc. É preciso saber compartilhar seus feitos, mas sem exagerar.