0
225

Diversão na terceira idade

Há muito tempo que  chegar à  terceira idade deixou de ser significado de levar uma vida sossegada, fazendo tricô e crochê, no caso das mulheres, ou vendo TV, no caso dos homens. Com a expectativa e a qualidade de vida aumentando, há muita coisa para se fazer nessa faixa etária, respeitando, claro, as peculiaridades de cada um. A primeira coisa que alguém que chega à terceira idade deve evitar, é levar uma vida sedentária, pois isso não só pode trazer ou gravar problemas físicos, como influenciar na questão emocional. Criar uma rotina de atividades que lhe tragam prazer, é fundamental e a família também devem incentivar.

Veja algumas dicas incríveis para desfrutar na terceira idade.

Exercícios físicos

Obviamente, que na 3ª idade, exercícios puxados não são aconselháveis, mas há muitos que podem ser feitos e que além de serem importantes para a saúde, trarão muita diversão. Fazer hidroginástica, natação, pilates, ioga e caminhar são excelentes atividades.  Também dá para bater uma bola com os amigos da mesma faixa etária, jogar vôlei e outros esportes coletivos.

Dançar

Em muitos locais, existem os chamados bailes da terceira idade,  que além da dança, promovem a interação com outras pessoas. Isso faz um bem danado, pois novas amizades são feitas e para quem está sozinho, talvez até um nova companhia possa surgir.

Jogos

Aquele bom e velho jogo de dominó ou baralho são importantes não só porque distraem, mas ainda, porque estimulam a memória, já que é preciso ficar atento a todo instante elaborando qual a melhor jogada. Além desses, os jogos de memória, quebra-cabeça e outros que desenvolvem o raciocínio lógico são recomendados.

Artes

Nunca é tarde para se criar um novo hobby. Se a pessoa chegou à  terceira idade e está entediada, por que não pesquisar sobre cursos de pintura, desenho, artesanato ou outros de arte? Essas atividades, além de prazerosas, estimulam a coordenação motora, a concentração, relaxam e dão asas a imaginação.

Cultura

Ir ao cinema, assistir a uma peça de teatro ou a apresentação de um grande cantor, além de ser uma forma de absorver cultura, ainda deixa a pessoa animada bem antes, pois há toda uma preparação para selecionar o que quer ver, anotar datas, convidar um (a) ou mais amigos (as), escolher a roupa etc.

Viajar

Conhecer novos lugares e pessoas, sem dúvida, é uma excelente forma de aproveitar a vida. Atualmente, há muitas agências de turismo que realizam viagens voltadas para idosos. Tudo é programado detalhadamente e a diversão é garantida.

Leitura

Mesmo quem não tinha o hábito de leitura frequente, pode passar a ler e, com certeza, irá se deliciar. Pesquise sobre assuntos que gosta: romance, biografias, História, esportes etc., arrume um local confortável e bom divertimento.

Internet

A terceira idade já invadiu a internet, seja através dos computadores ou celulares. Se o idoso tem dificuldade para lidar com essa tecnologia, pode pedir ajudar aos familiares ou amigos e rapidamente estará vendo vídeos, lendo, pesquisando, jogando e até se comunicando com pessoas do mundo todo. Claro que é preciso dosar o tempo, pois sabemos o quanto a internet pode nos prender.