0
395

Quando as redes sociais surgiram, houve um momento em que novas amizades foram feitas e antigas foram resgatadas, usuários trocavam ideias sobre diversos temas. Porém, depois um tempo, apesar da facilidade de comunicação, muitos começaram a usar a internet sem nenhum tipo de filtro, algumas vezes esquecendo os conceitos básicos de educação. Por pensamentos diferentes, começaram a surgir as ofensas, brigas duradouras e, em alguns casos, a perseguição virtual.

Mas será que vale a pena brigar nas redes sociais? Especialistas alertam sobre as consequências que podem surgir em curto ou até mesmo longo prazo, e orientam sobre a melhor forma de agir.

Queimando o filme com amigos: quando você começa a discutir em uma rede social, vários conhecidos podem acompanhar, e uma coisa é certa: mesmo xingando mais ou sendo mais xingado, das duas maneiras, quem perdeu foi você, pois seus amigos vão notar a sua impulsividade, e, dependendo do que escreveu, muita gente que há anos o enxergava de uma maneira positiva poderá mudar de opinião.

Pode afetar seu emprego: volta e meia, tomamos conhecimento de um ator, cantor ou youtuber que sofreu severas críticas por causa de uma postagem infeliz. Alguns pagam um preço alto por uma frase mal empregada e perdem contratos significativos, pois nenhuma empresa séria quer ver seu nome atrelado a uma pessoa que promove “baixarias” nas redes sociais. No mundo dos anônimos, isso não é diferente; são vários os casos de pessoas que foram demitidas por ter um comportamento inadequado nas redes sociais. Sem contar que muitas empresas, antes de contratar um profissional, fazem uma varredura no Facebook, Instagram e Twitter e podem desistir da contratação caso a pessoa esteja envolvida em brigas ou postagens indevidas.

Meu passado me condena: muitas vezes, você xinga alguém ou faz uma piada maldosa em uma rede social e, anos depois, aquela postagem volta a ser comentada e passa a assombrá-lo. Para não correr esse risco, tenha em mente que o conteúdo disponibilizado na internet ficará para sempre; mesmo que você apague, pode ser que alguém já tenha tirado um print, e o que foi escrito continuará preservado. Portanto, é melhor pensar antes de escrever.

Tempo perdido: mesmo que você tenha tempo de sobra para ficar nas redes sociais ou em fóruns virtuais, é muito importante refletir sobre a necessidade de escrever um “textão” ou trocar várias mensagens com outra pessoa com o intuito de “ganhar” uma briga. Certamente se, na hora de responder a uma postagem desagradável, você parar alguns segundos para pensar o que vai ganhar com isso, poderá achar uma perda de tempo e desistir da ação.

Melhor caminho: sempre que algo ou alguém incomodá-lo na internet, simplesmente bloqueie a mensagem ou a pessoa. Não revide e ignore. Assim, você evitará uma série de problemas.