4 de Julho – Dia da Independência dos Estados Unidos

0
298

Feriado Nacional de 4 de julho – o dia em que os americanos celebram a Independência dos Estados Unidos. É um dos feriados mais comemorados no país. 

Várias cidades ganham mais vida com desfiles, festas nas ruas e queimas de fogos. Em Nova Iorque, por exemplo, acontece um dos mais maiores e mais famosos shows de fogos de artifício. São aproximadamente 40 mil explosões durante 25 minutos.

 

Independência Americana

Para entender melhor a importância do 4 de julho nos Estados Unidos é preciso voltar ao passado. As colônias americanas começaram a ser fundadas em 1607. Eram 13 colônias: Pensilvânia, New York, New Jersey, Delaware, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island, Connecticut, Virginia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. 

Os Estados Unidos cresceram em um política de abandono pela Inglaterra nas 13 colônias. O que foi bom para os EUA, foi ruim para a Inglaterra, principalmente quando ela decidiu interferir na economia do país. Durante o século XVII, a Inglaterra se envolveu em várias guerras e fez muitas dívidas. Para recuperar as finanças, ela começou a impor uma série de impostos paras as 13 colônias. No entanto, muitos colonos se recusaram a pagar e isso acabou numa grande revolta contra os ingleses. 

No dia 4 de julho de 1776 o Congresso Continental, na Filadélfia, ratificou a independência dos Estados Unidos da América. A declaração de independência consolidou o triunfo dos colonos norte-americanos e o princípio do autogoverno.  A partir daí, os estados assinaram a Carta dos Direitos, composta por dez emendas à Constituição Federal, que proibia a restrição da liberdade individual e garantia uma série de proteções legais. O documento original fica exposto para o público no arquivo nacional em Washington.